Vai começar o Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Americano

Os campeonatos masculinos estaduais estão de vento em popa mas não podíamos deixar de prestigiar as nossas atletas de futebol americano que vão se enfrentar no Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Americano. Para entender um pouco mais sobre o campeonato, conversamos com Ester Biss de Alencar, Head Coach do Curitiba Silverhawks e integrante da equipe […]

Os campeonatos masculinos estaduais estão de vento em popa mas não podíamos deixar de prestigiar as nossas atletas de futebol americano que vão se enfrentar no Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Americano.

Para entender um pouco mais sobre o campeonato, conversamos com Ester Biss de Alencar, Head Coach do Curitiba Silverhawks e integrante da equipe de organização do evento.

 

Como surgiu o Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Americano

PFA – Como e quando surgiu um campeonato brasileiro feminino de Futebol Americano?

Ester – A primeira edição do Campeonato brasileiro feminino de FA surgiu em 2014 sendo na época organizado pela Liga Feminina de Futebol Americana (LIFEFA) tendo o nome de Torneio End Zone onde o time Cariocas FA se consagrou campeão nas duas edições da competição.

Em 2016 o campeonato passou a chamar-se Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Americano e a organização do evento ficou sob responsabilidade dos dirigentes de cada equipe. Na primeira edição do evento neste formato as vencedoras foram as estreantes Sinop Coyotes assumindo o 2º e 3º lugares as Cariocas FA e Vasco Patriotas.

 

PFA – Houve a pré-inscrição dos times em fevereiro; a inscrição oficial já aconteceu?

Ester – Em fevereiro 8 times estavam inscritos como possíveis participantes. Conforme foi sendo delineado o modelo do campeonato com apresentação de datas e viagens alguns times chegaram à conclusão de que não teriam condições de participar. Os times que irão participar da edição de 2017 são Brasília Pilots, Curitiba SilverHawks e Spartans como estreantes e Vasco Patriotas, Fluminense Cariocas e Sinop Coyotes como veteranas.

 

Estrutura do Campeonato

PFA – Em 2016 o time vencedor foi o que somou o maior número de pontos durante o campeonato. Este ano o campeonato seguirá este mesmo sistema de pontuação?

Ester – Este ano os confrontos serão organizados por grupos e assumirá o modelo “mata-mata”. Na fase regular haverão 2 jogos por equipe seguidos por uma semi final e final. Os grupos são A com Sinop Coyotes, Brasília Pilots e Curitiba SilverHawks e B com Fluminense Cariocas, Vasco Patriotas e Spartans.

Divisão das equipes em grupos

 

PFA – Já foi definida uma data para estreia do campeonato? E tabela de jogos?

Ester – A tabela de jogos ainda está em construção, porém as datas dos primeiros confrontos já estão definidas. A estreia do campeonato acontecerá em Curitiba no dia 22 de julho aonde irão se confrontar o estreante Curitiba Silverhawks e Brasília Pilots.

Tabela de jogos

 

PFA – Existe credenciamento das atletas em algum órgão desportivo como FPFA?

Ester – Como o campeonato não é organizado por nenhum órgão acima dos times não existe credenciamento dos times ou atletas.

 

PFA – Quem irá custear as despesas dos jogos?

Ester – As despesas dos jogos serão custeadas pelo time mandante e o time visitante irá assumir os custos com viagens.

 

PFA – Como será a divulgação das informações e novidades do evento?

Ester – A divulgação das informações relativas ao campeonato será via facebook na Página oficial do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol Americano e na página dos times participantes.

 

Fique ligado no Portal do FA…

Faltam 3 meses para o Kickoff do campeonato mas os times já estão se preparando desde o início do ano. Confira nos próximos posts o perfil dos times participantes e as datas dos próximos jogos.

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conteúdo de futebol americano para amantes do esporte como nós ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba – Paraná - Brasil
UP