Terminologias de um Playbook Ofensivo – Parte 1

Muitos treinadores novos quando falam de playbook se prendem aos gr√°ficos e desenhos de jogadas e muitas vezes n√£o buscam a teoria do jogo, conceitos por tr√°s de cada playbook, qual sistema aquele time utiliza, o padr√£o de jogadas utilizada, o estilo de jogo e etc. Ao meu ver, o grande segredo da evolu√ß√£o do […]

Muitos treinadores novos quando falam de playbook se prendem aos gr√°ficos e desenhos de jogadas e muitas vezes n√£o buscam a teoria do jogo, conceitos por tr√°s de cada playbook, qual sistema aquele time utiliza, o padr√£o de jogadas utilizada, o estilo de jogo e etc.

Ao meu ver, o grande segredo da evolução do jogo no Brasil está ligado diretamente a isso. Muitos treinadores foram buscar bases e teoria tática e começaram a aplicar nos seus times, não mais tentando imitar as jogadas que eles assistem do College e NFL apenas.

Entrando nesse mundo, existem muitas terminologias e isso pode ferver a mente do treinador iniciante.

O que realmente é um sistema ofensivo? Um conceito de passe? Tem tanta informação para quem é novo que resolvi fazer esse post.

 

Sistema

√Č a defini√ß√£o de como a equipe ir√° gerir seu time, n√£o apenas o playbook, mas que tipo de OL usaremos, forma√ß√Ķes, esquema de bloqueio, comunica√ß√£o, configura√ß√£o do huddle, contagem de snap, a velocidade que o time esta pronto para o jogo, motions e etc.

 

Conceito

Definição de como funciona algo, no futebol americano pode ser um esquema de bloqueio para passe, combinação de rotas e etc

 

Esquema

Ilustração do funcionamento de um conceito ou jogada.

 

Sistema Ofensivo

Agora, vamos definir o que consiste um sistema ofensivo.

√Č preciso dividir nosso sistema em 5 itens principais:

  • Forma√ß√Ķes
  • Jogo Corrido
  • Jogo A√©reo
  • Comunica√ß√£o
  • Defini√ß√Ķes do time

 

Forma√ß√Ķes

A toda temporada o coach precisa saber quais forma√ß√Ķes ele ir√° utilizar no seu ano, alguns variam bastante forma√ß√Ķes de um ano para o outro, principalmente quando as pe√ßas de seu ataque mudam muito e os novos n√£o tem as mesmas caracter√≠sticas.

 

Jogo Corrido

√Č necess√°rio pensar em manter, mudar ou evoluir como seu jogo corrido. Comece pela sua OL: qual caracter√≠stica ela tem e qual esquema (ou esquemas) encaixa no plantel que voc√™ tem. A cada ano √© importante avaliar o quanto seu jogo corrido pode evoluir ou mudar (o que n√£o est√° bom tem que mudar, n√©?)

 

Jogo Aéreo

Aqui que mora o ninho de cobra brasileiro. Sim, correr é mais fácil que passar no FA, principalmente no Brasil, mas isso vem mudando.

A quantidade de jogadas tem que estar atrelada diretamente a capacidade dos seus jogadores em executá-las bem. Nada de playbook de 40 jogadas; tente ajustar isso aqui para funcionar e não apenas ser uma pilha de papel para apoiar o monitor do computador.

Comunicação

A beleza do jogo, seja no ataque ou na defesa, √© a comunica√ß√£o. Todo jogador tem que saber o que vai fazer desde quando chega ao est√°dio at√© o momento que ele cumprimenta seu advers√°rio. Para isso √© necess√°rio que ele saiba a forma√ß√£o do huddle, onde deve alinhar no campo, quais os audibles ou sinais para mudar jogadas, qual o sistema de chamadas de jogada, quais rotas s√£o feitas, op√ß√Ķes de rotas, ler gaps, ler defesa, qual jogador bloquear, o ritmo empregado pelo ataque, a contagem de snaps e etc… Tudo em um jogo de FA pode se resumir a isso aqui.

Defini√ß√Ķes do Time

Assim como uma empresa, um ataque tem suas fraquezas, fortalezas, ameaças e oportunidades. Trate-o desta forma, faça seu planejamento estratégico bem feito. Tenha certeza que seus jogadores saibam seus valores.

Um ataque tem seu estilo, sua marca, seu modus operandi. Aqui cabe definir desde a que dist√Ęncia seus WR se posiciona da sua OL, at√© quanto tempo voc√™ precisa para instalar uma jogada.

Seus funcionários (jogadores) precisam saber quais são as regras, deveres e direitos de cada um, pois sem isso eles ficarão perdidos ou sem entender o propósito da equipe.

E como isso é aplicado no jogo de fato?

Bem, vamos dar uma parada por aqui e deixar a continuação para a segunda parte do artigo.

Fiquem ligados que, em breve, a continuação do texto será publicada aqui, no Portal do FA.

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conte√ļdo de futebol americano para amantes do esporte como n√≥s ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba ‚Äď Paran√° - Brasil
UP