Stance 3-pontos ou 2-pontos: A eterna duvida da linha ofensiva

Todo Jogador de linha ofensiva j√° se deparou com esse dilema em alguma vez na sua carreira: quando, onde e porque devo usar o stance 2-pontos ou 3-pontos? O que se escutava de muitos coachs e jogadores dessa unidade por a√≠ √© o seguinte mandamento: “se deve alinhar 2-pontos para passe e 3-pontos para corrida” […]

Todo Jogador de linha ofensiva j√° se deparou com esse dilema em alguma vez na sua carreira: quando, onde e porque devo usar o stance 2-pontos ou 3-pontos?

O que se escutava de muitos coachs e jogadores dessa unidade por a√≠ √© o seguinte mandamento: “se deve alinhar 2-pontos para passe e 3-pontos para corrida

Isso est√° errado? N√£o totalmente.

Na verdade, vai muito al√©m do que isso, existem muitos outros pontos consider√°veis em ambas as situa√ß√Ķes que est√£o abaixo dessa resposta superficial.

O ideal é manter o mesmo stance em todo o jogo para não tornar as jogadas previsíveis e mostrar tendências, facilitando o trabalho da defesa.

Antes de entrarmos em mais detalhes, aí vai algumas regras gerais para que todo stance seja bem executado:

  • Centro de gravidade baixo;
  • Abd√īmen contra√≠do;
  • Quadril posicionado, famosa curvatura lombar;
  • Escapulas e ombros posicionados, facilitando o trabalho das m√£os e execu√ß√£o do punch;
  • Alinhamento balanceado para facilitar deslocamento multilateral.

 

Ajustes do Center

CENTERS DO MEU BRASIL!!! Infelizmente seu trabalho é um dos mais complicados nesse quesito, pois o stance é paralelo e uma das mãos está na bola o que já gera um leve desbalanceamento por natureza, mas com pequenos ajustes pré e pós snap isso já é corrigido, aí vai algumas dicas:

  • Joelhos sempre dentro dos tornozelos, isso ajuda na produ√ß√£o de for√ßa e deslocamento multilateral;
  • Nunca abrir demais o stance, sen√£o dificulta o deslocamento no campo;
  • Nunca jogar peso corporal em cima da bola, sempre tentar jogar seu peso para tr√°s, como se fosse sentar numa cadeira, o m√°ximo poss√≠vel;
  • Back hand sempre deve estar em posi√ß√£o de strike para ajudar a parte superior do corpo a se estabilizar ap√≥s o snap.

 

 

Detalhando aos Guards (OG) e Tackles (OT)

Agora falando com Guards e Tackles, n√£o existe ponto fraco nos tipos de stance…tanto o 3 como 2-pontos voc√™ deve ser capaz de executar bloqueios de corrida ou passe com qualidade, mas a√≠ vai algumas dicas que podem ajudar a escolher qual o melhor stance para voc√™.

2-pontos:

  • Se tem uma vis√£o melhor do front seven e mais facilidade de comunica√ß√£o com os outros jogadores da linha;
  • Fica mais f√°cil pegar jogadas da sideline no sistema NO HUDDLE;
  • Alcan√ßar um defensor que est√° alinhado um pouco mais afastado se torna um pouco mais f√°cil (ex.: outside zone, reach blocks)

CUIDADO: se ficar muito alto, perde força e explosão pois o quadril, joelhos e tornozelos não estão alinhados, mãos não devem descansar na coxa NUNCA e false steps são mais propensos a acontecer nesse alinhamento.

 

3-pontos:

  • Maior explos√£o para bloqueio de corrida;
  • Pelo fato de o centro de gravidade estar mais baixo, consequentemente o pad level est√° mais baixo, proporcionando vantagem no combate;
  • Melhor √Ęngulo de quadril, joelho e tornozelos fazendo alcan√ßar uma for√ßa maior para mover o defensor.

CUIDADO: se alinhar muito baixo ou torto você perde o balanceamento, sem isso a performance fica prejudicada junto com o deslocamento multilateral, e se olhar pro chão (o que é tentador quando se está em 3-pontos) dificulta a leitura do front seven.

 

Seguindo a filosofia do Ataque

Outra coisa que pode influenciar nessa decisão é o estilo de jogo do seu ataque e os esquemas de bloqueios incluso no playbook do seu time.

Analise qual o seu estilo de jogo e qual tipo de stance se encaixa melhor, assim você pode explorar o seu potencial máximo de bloqueio.

 

Para finalizar, aí vai um vídeo em inglês de como melhorar o jogo corrido saindo de stance 2-pontos

 

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conte√ļdo de futebol americano para amantes do esporte como n√≥s ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba ‚Äď Paran√° - Brasil
UP