Brown Spiders e HP abrem o Paranaense de Futebol Americano

O Campeonato Paranaense de Futebol Americano terá seu pontapé inicial dado por Brown Spiders e Paraná HP neste sábado, às 14 horas, no Complexo Esportivo Brown Spiders, anexo ao Pinheirão, em Curitiba. E as duas equipes vivem momentos distintos entrando na competição. Os donos da casa, Spiders, tentam reviver seus dias de maior glória na […]

O Campeonato Paranaense de Futebol Americano terá seu pontapé inicial dado por Brown Spiders e Paraná HP neste sábado, às 14 horas, no Complexo Esportivo Brown Spiders, anexo ao Pinheirão, em Curitiba. E as duas equipes vivem momentos distintos entrando na competição. Os donos da casa, Spiders, tentam reviver seus dias de maior glória na bola oval, quando disputaram três finais de estadual em cinco anos, em 2009, 2011 e 2013. Já o HP busca manter o bom momento que o levou ao título do Paranaense em 2016.

 

Na temporada passada…

A última partida entre os dois rivais, vitória por 34 a 0 do HP, na Arena TopLine, pela Superliga Nacional de 2016, aponta para uma diferença significativa entre as equipes. Enquanto o HP impôs sua defesa estruturada e seu sólido jogo corrido, condição que os levou à classificação aos playoffs, os Spiders não conseguiram encaixar seu jogo e acabaram com apenas uma vitória na competição, quase sendo relegados à Liga Nacional, espécie de série de promoção nacional.

A distância entre as equipes fica ainda mais acentuada quando se olham os confrontos entre os dois times na história. Desde 2014, quando o HP começou a disputas competições estaduais e nacionais, foram cinco partidas entre os dois times, todas com vitória do HP, e uma média de quase 30 pontos anotados por jogo contra 6 cedidos.

 

Ano de mudanças no Spiders e no HP

Os números, porém, refletem pouco sobre o momento atual das equipes. Os aranhas fizeram uma reformulação na comissão técnica, principalmente com a adição do coordenador de ataque Alberto Magno Filho, vindo dos Saints. A equipe conta também com a volta de algumas peças que estiveram lesionadas na última temporada, como o safety Matheus Luz.

Brown Spiders aposta na reformulação para chegar longe no Paranaense 2017 (Foto: Patri Von/Fotos Públicas)

Oficialmente, os Spiders reconhecem as mudanças e a necessidade de aprimoramento do trabalho, mas confiam que voltarão à velha força. A promessa é brigar pelo título. “A equipe passou por mudanças, otimizando alguns pontos e corrigindo outros, buscando melhorar ainda mais o trabalho. Nesse estadual, queremos chegar até a final e comprovar que somos uma das equipes mais fortes do sul do país”, afirmou o linebacker Fábio Marques, em entrevista para o especial do Campeonato Paranaense do Portal do FA.

Já os atuais campeões estaduais também sofrem uma transição. A equipe, que desde sua fundação disputou todas as edições do Parana Bowl, não alcançou o sucesso esperado na última Superliga, caindo no Divisional Round diante dos Crocodiles. Isso levou a equipe a também fazer mudanças, promovendo Carlos Copi ao posto de técnico.

HP traz mudanças para o estadual em busca do bicampeonato. (Foto: Patri Von/Fotos Públicas)

O treinador, também em entrevista ao especial do Portal do FA, acredita que o HP está em um período de transição, com a mudança de sistema de jogo no ataque. O time utilizará o Air Raid, esquema trazido da experiência que o técnico teve na Belhaven University, onde foi assistente técnico do criador do sistema, coach Hal Mumme. Segundo o coach, apesar de tudo, a grande aposta do HP é na experiência e na união do elenco para tentar conquistar o bicampeonato em 2017. “Além da dificuldade de se preparar para enfrentar três adversários pesados na fase regular, temos a questão interna da instalação dos novos sistemas. O potencial deste elenco é gigantesco. Nós estamos entrando no campeonato para brigar novamente pelo título, e acredito que ainda mais fortes do que fomos no ano passado”, sentenciou.

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conteúdo de futebol americano para amantes do esporte como nós ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba – Paraná - Brasil
UP