RPO: Traga essa evolução do Futebol Americano ao seu ataque

Muito recente, o RPO teve seu boom iniciado por volta de 2012 e virou assunto mais comentado nas rodas de estudos de futebol americano em 2014; desde ent√£o, continua sendo o tema mais estudado nos EUA. Basicamente, a efici√™ncia do RPO se deve ao fato de combinar, na mesma jogada, a op√ß√£o de correr ou […]

Muito recente, o RPO teve seu boom iniciado por volta de 2012 e virou assunto mais comentado nas rodas de estudos de futebol americano em 2014; desde ent√£o, continua sendo o tema mais estudado nos EUA.

Basicamente, a eficiência do RPO se deve ao fato de combinar, na mesma jogada, a opção de correr ou passar a bola dependendo da leitura de um atleta defensivo. Ou seja, o RPO fará com que qualquer decisão que o defensor tomar será a decisão errada.

Nesse artigo, darei alguns exemplos de RPO e abordarei pontos chave para você conseguir instalar essa inovação em seu ataque.

 

O que é RPO, afinal

RPO √© sigla de ‚ÄúRun pass option‚ÄĚ e consiste em combinar uma corrida com um passe numa √ļnica jogada. Ou seja, enquanto sua OL estar√£o se movimento para bloquear para a corrida, os WRs estar√£o executando rotas. O QB ent√£o colocar√° a bola na barriga do RB enquanto l√™ um jogador chave da defesa e, dependendo da a√ß√£o desse jogador, ele pode deixar a bola com o RB ou puxar ela e lan√ßar para o WR que estiver atacando a zona daquele defensor.

RPO x Play-action

Muitos se confundem ao ver um RPO sendo executado e a chama de Play-action (quando o QB finge dar a bola ao RB mas acaba passando).

Jogadas com play-action s√£o jogadas de passe; n√£o existe a possibilidade de o QB dar a bola ao RB para ele correr. J√° o RPO, h√° sim a chance de a corrida acontecer.

Se ficar em d√ļvida, observe a OL (a unidade mais ‚Äúhonesta‚ÄĚ em campo, dificilmente consegue mascarar a jogada). Se ela estiver bloqueando para corrida, √© RPO; se ela estiver aplicando um bloqueio de passe, √© apenas um play-action.

 

Exemplo 1 de RPO: Corrida por dentro (inside) + Screen

No exemplo abaixo, temos uma das formas mais b√°sicas e originais do RPO.

Nessa jogada, é chamado um bloqueio de corrida pelo meio (do tipo que preferir) ao mesmo tempo que os WRs desempenham uma Screen (um WR bloqueando e outro em rota).

Nessa situação, o QB irá colocar a bola na barriga do RB e irá ler o jogador que estiver marcando o SR (Slot-receiver, representado na imagem pela letra Y).

Se esse marcador, representado como SS na imagem, ler a corrida e reagir à ela, o QB tira a bola do RB e passa na Screen ao Y.

Se esse marcador se comprometer ao Y e ficar fora do box defensivo, o QB deixa a bola com o RB. Neste caso, o QB terá a certeza de que o jogador SS não será um reforço para parar a corrida; logo, ela tem maiores chances de render jardas.

 

Exemplo 2 de RPO: Corrida para fora (outside) + combo Slant/Post

Este é, talvez, a combinação mais perigosa e explosiva.

Nessa jogada, é chamado um bloqueio de corrida por fora (do tipo que preferir) ao mesmo tempo que os WRs do backside desempenham uma combinação de Slats + Post.

Aqui, o QB irá ler o LB mais próximo do SR pois é esse o jogador que representa maior ameaça à Slant (na imagem, esse jogador é o Middle Linebacker, representado como M).

Se o M reagir à corrida, isso significa que será aberta uma janela para que o passe na Slant seja conectado. Logo, o QB irá puxar a bola e passar no Y.

A rota Post nessa combinação é importante para ocupar o FS e, assim, tornar a conexão da Slant mais explosiva.

Por outro lado, caso o M não reaja à corrida e fique estacionado na zona dele, o QB deverá deixar a bola com o RB. Nessa situação, a defesa estará em desvantagem para parar a corrida (com um jogador a menos).

 

 

Pontos chave:

– Leitura do QB:

Esse é o principal ponto a ser trabalhado para que a sua jogada RPO dê certo. O seu QB deve não apenas ter boa capacidade de leitura da ação dos jogadores defensivos mas deve fazer isso de maneira rápida.

Há diversos drills que podem auxiliar a desenvolver essa capacidade em seu QB. Abaixo, um vídeo com exemplo de drill que pode ser usado:

 

 

РAvanço da OL:

Um dos pontos √© treinar sua OL a limitar o avan√ßo em campo em bloqueios para evitar falta por ‚Äúhomem ineleg√≠vel downfield‚ÄĚ.

Para isso, você pode trabalhar os bloqueios da sua OL delimitando uma área com máximo avanço de 4yd apenas. Dessa maneira, você educa seus jogadores da OL a não avançarem demais em jogadas RPO.

1 coment√°rio

  • Petherson Silveira
    12/04/2018 at 2:40 pm

    Parabéns!
    Boa matéria. Da pra acrescentar bastante coisas ainda.

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conte√ļdo de futebol americano para amantes do esporte como n√≥s ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba ‚Äď Paran√° - Brasil
UP