√Č HORA DE RECOMPOR, REPENSAR E PLANEJAR! ‚Äď PARTE 2 ‚ÄúO TREINO DE FOR√áA

Acompanhando a ideia do meu primeiro texto (clique aqui), nesta segunda parte, abordo um simples direcionamento que pode contribuir para a preven√ß√£o e fortalecimento mais bem direcionado ao Futebol Americano. Diante de um objeto de desejo tao grandioso, acompanhar as ligas norte americanas, sejam elas universit√°rias ou profissional, requer um pouco de cautela principalmente quando […]

Acompanhando a ideia do meu primeiro texto (clique aqui), nesta segunda parte, abordo um simples direcionamento que pode contribuir para a prevenção e fortalecimento mais bem direcionado ao Futebol Americano.

Diante de um objeto de desejo tao grandioso, acompanhar as ligas norte americanas, sejam elas universitárias ou profissional, requer um pouco de cautela principalmente quando vemos vídeos de seus treinamentos em ginásios, e suas equipes (eu disse: equipes!!) de preparadores físicos (comumente chamados lá de Strength and Conditioning Coach).

Poxa, mas onde está o erro em acompanhar o que eles fazem por lá? Nenhum!! Contanto que ao estimularmos nossos atletas a prática regular de treinamento com pesos, tomemos o cuidado de não os estimular a terem corpos de fisiculturistas, afinal de contas, convenhamos.. há MUITA diferença entre estas modalidades!

O raciciocinio deve ser simples e objetivo: seus atletas produzem movimento em campo, logo, o treino deve acompanhar esta mesma linha de racioc√≠nio. Podemos usar uma linha simples de trabalho, onde eu devo preferir execu√ß√Ķes de exerc√≠cios conhecidos como Multi Articulares, e deixar na gaveta os exerc√≠cios Mono Articulares. Vejamos na sequencia algumas possibilidades de direcionamentos:

 

– Membros superiores:

Usar de tarefas que Empurrem a carga como os Supinos (e suas varia√ß√Ķes angulares: reto, declinado, inclinado; com variedade de acess√≥rios, como barras e anilhas, dumbbells; bilaterais, unilaterais) os Desenvolvimentos, tamb√©m conhecidos como Press (com varia√ß√Ķes de joelhos no ch√£o, de pe, sentados; e tamb√©m com varia√ß√Ķes de acess√≥rios, bilaterais e unilaterais), e as Paralelas¬†(e algumas de suas varia√ß√Ķes, como o conhecido ‚Äútr√≠ceps banco‚ÄĚ, ou outras adapta√ß√Ķes deste).

Tarefas que Puxem as cargas em direção ao corpo: Barras Fixas, Remadas em Cabos e Pesos Livres (halteres, barras, dumbbels, kettlelbells)

 

 

-Membros Inferiores:

Tarefas que Levantem as cargas do solo, como Deadlifts¬†(conhecido tamb√©m como levantamento terra) e suas varia√ß√Ķes, como Sumo Deadlift, GoodMorning e tamb√©m tarefas que envolvam Agachar e ficar de p√© com sobrecargas: Agachamentos Livres (barra frontal, barra nas costas, barras acima da cabe√ßa), Lunges (afundos, avan√ßos, e passadas) com barras, halteres, kettlebels, podendo ser estes com ambos os p√©s apoiados no solo, ou apenas um.

 

Ok, Andr√©, mas qual a rela√ß√£o disso com a preven√ß√£o de les√Ķes, e como isso pode ajudar meu atleta a ter uma temporada mais segura e longa?

Vamos ao básico. Se você consultar rapidamente estes exercícios que listei para você, vai notar que todos eles parecem complexos, certo? Pois bem, eles exigem uma adaptação de todo o organismo do seu atleta para que possam ser executados, e de uma forma simples, quando optamos por estes exercícios, o corpo aprende estes movimentos e desenvolve sua capacidade de coordenação inter e intra muscular.

Tal capacidade se transfere para o campo, onde a cada arrancada, tackle, ou bloqueio, o corpo trabalhe de forma conectada, recrutando todos os m√ļsculos envolvidos no movimento (pense de forma r√°pida, quantos m√ļsculos usamos para um tackle… ta, pode parar, ou levar√° o dia todo!!rs) de forma equilibrada, sincronizada, e resultar√° em uma a√ß√£o segura e eficaz dentro de campo. Perca tempo construindo movimentos no gin√°sio, ganhe tempo em campo.

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conte√ļdo de futebol americano para amantes do esporte como n√≥s ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba ‚Äď Paran√° - Brasil
UP