√Č hora de recompor, repensar e planejar! ‚Äď Parte 1

Ap√≥s uma longa temporada de muito Futebol Americano, √© esperado que algo de errado tenha acontecido aos atletas. Como j√° se diz no esporte de uma forma geral: ‚Äúesporte sem dores e les√Ķes, n√£o √© esporte‚ÄĚ.¬†Mas aqui cabe uma reflex√£o: algo foi feito para minimizar este quadro na equipe? Durante anos, vemos narradores e comentaristas […]

Ap√≥s uma longa temporada de muito Futebol Americano, √© esperado que algo de errado tenha acontecido aos atletas. Como j√° se diz no esporte de uma forma geral: ‚Äúesporte sem dores e les√Ķes, n√£o √© esporte‚ÄĚ.¬†Mas aqui cabe uma reflex√£o: algo foi feito para minimizar este quadro na equipe?

Durante anos, vemos narradores e comentaristas falando que os atletas de College e NFL são atléticos, são fortes, rápidos. Mas, nós que buscamos tanto elevar o nível de nosso Football, estamos preocupados de fato com este tópico tão importante dentro de nossa programação diária de treino?

Ser√° que o Head Coach que nos acompanha, tem ideia da import√Ęncia de ter atletas bem preparados fisicamente, capazes de suportar um ano todo competindo e escapando das les√Ķes?

Ser√° que nosso amigo atleta que l√™ neste momento, tem ideia da import√Ęncia de n√£o apenas ser grande e forte, mas tamb√©m estar prevenido para les√Ķes neste esporte que hoje, se torna mais uma paix√£o nacional?

Acalmem-se Head Coaches e atletas!! N√£o estamos falando para consumirem menos tempo, ou menos repeti√ß√Ķes em seus Drills para dar mais espa√ßo (ainda, para os que j√° consideram a import√Ęncia da prepara√ß√£o f√≠sica) para um treino extenso e desgastante com muito exerc√≠cio pesado!! Criar um ambiente preventivo de les√Ķes em sua equipe pode ser mais simples do que aparenta.

 

O Aquecimento

Vejam como pode ser estruturado o aquecimento:

1- Deve apresentar 4 importantes grupos de exercícios que preparam os atletas para a sessão de treinamento do dia, e o GameDay:

a)¬†Ativa√ß√£o (ou Libera√ß√£o) Miofascial: ajuda a ‚Äúsoltar‚ÄĚtecidos, dar aquela ‚Äúdestravada‚ÄĚ e preparar o corpo para amplitudes maiores de movimento que vir√£o durante o treino.

Podem ser usadas bola de t√™nis, rolos (LeBron James √© um amante deste acess√≥rio!), bast√Ķes pequenos para rolagem. O importante √© trabalhar com movimentos leves, perto de 10-30 segundos por regi√£o (tempo total de trabalho na sess√£o: 2-3 min)

Auto-liberação

 

b) Ativa√ß√£o do Core: Abd√īmen, Lombar, Quadril, Posteriores de coxa e Cintura escapular devem ser estimuladas nesta etapa com pequenas contra√ß√Ķes (preferencialmente isom√©tricas) para que possam estar ativas durante a execu√ß√£o dos drills, ou a partida do dia.

Pequenas tarefas envolvendo estas regi√Ķes (pranchas, deslocamentos com mini-bands, etc) s√£o suficientes para ativ√°-las. Lembre-se que esta regi√£o do seu corpo, controla todo o restante!

A duração deve ficar entre 15-20 segundos por tarefa e dependendo da intensidade do que virá no treino; sugere-se 2 series de cada tarefa. Tempo 1-2 minutos.

Alongamento din√Ęmico (Peyton Manning e seu filho)

 

c) Alongamentos Din√Ęmicos:¬†N√£o h√° muita logica em utilizar tarefas est√°ticas para alongar um Atleta, que ira utilizar suas articula√ß√Ķes de maneiras intensas, de forma extremamente din√Ęmica e com mudan√ßas de dire√ß√£o imprevis√≠veis, concordam?

Neste caso, preparar m√ļsculos e articula√ß√Ķes para ganhos de amplitude para o campo, s√£o fundamentais. Exerc√≠cios que envolvam a movimenta√ß√£o buscando grandes amplitudes alongando principalmente posteriores de coxa, ombros e peitorais s√£o parte fundamental desta etapa. Tempo total: 3-5 minutos.

Exemplo de alongamento din√Ęmico

 

d) Ativa√ß√£o Neuromuscular: Depois de preparar o corpo do atleta, chegou a hora de fazer o corpo e mente se conectarem para que a musculatura possa trabalhar de forma sincr√īnica e eficiente.

Nesta hora, tarefas que envolvam pequenos saltitos (semelhantes ao pular corda) em dire√ß√Ķes distintas j√° podem ajudar muito. Acrescentar pequenos comandos de voz, ou comandos visuais (dire√ß√Ķes dadas com as m√£os do Coach) tamb√©m s√£o bem vindas.

A ideia aqui é fazer o atleta raciocinar sob comando, e responder através de sua ação. Um detalhe: não se empolgue! O atleta ainda esta se preparando para o treinamento! Tempo total: 2-3 minutos.

 

Na pr√≥xima conversa…

Com uma sequencia de tarefas como as sugeridas, a prepara√ß√£o dos atletas para o treino ou o jogo se torna mais bem direcionada, e ainda contribui para prevenir les√Ķes de aquecimento, ou prepara√ß√Ķes ineficientes.

Em nossa próxima conversa, darei sequência ao tema e exploraremos novas áreas.

Fique ligado na Parte 2 (em breve).

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