Porque o novo Paranaense de FA pode ser traiçoeiro para HP e Croco

Competições que mudam o formato de disputa até que é algo bem comum de se ver. Ora ou outra, presenciamos mudanças em campeonatos e torneios mundo a fora. Os objetivos são simples: buscar o equilíbrio da disputa entre os participantes e uma fórmula que agrade torcedores, mídia e patrocinadores. Já vimos mudanças no campeonato brasileiro de futebol […]

Competições que mudam o formato de disputa até que é algo bem comum de se ver. Ora ou outra, presenciamos mudanças em campeonatos e torneios mundo a fora. Os objetivos são simples: buscar o equilíbrio da disputa entre os participantes e uma fórmula que agrade torcedores, mídia e patrocinadores.

Já vimos mudanças no campeonato brasileiro de futebol (soccer), na Fórmula 1 e ao longo da história da NFL, por exemplo.

 

Mudanças no Paranaense de Futebol Americano

Por aqui, a Federação Paranaense de Futebol Americano (FPFA) mudou o sistema de disputa do campeonato estadual e encontrou um jeito bem interessante de dividir as equipes em seus grupos e como elas irão avançar na competição.

Clique aqui para entender as modificações do sistema de disputa do Paranaense de Futebol Americano 2017.

 

Novo Formato vs Crocodiles e HP

Mas por que o novo formato da competição pode atrapalhar os planos de Coritiba Crocodiles (sete vezes campeão estadual) e Paraná HP (atual campeão paranaense)?

Fotos: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

 

Partimos do princípio que o futebol americano é um esporte que, além das suas várias características, possui um componente muito importante, a análise de tendência.

Por exemplo: Digamos que uma equipe quando se encontra em uma 3° para 6, tem um êxito de 90% quando utiliza uma jogada de passe.  Se o seu adversário conseguiu identificar esta tendência nessa situação de descida e distância, a probabilidade de impedir o avanço do ataque aumenta muito.

Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

 

É claro que o risco sempre estará envolvido. Da mesma forma que a defesa entendeu a tendência do ataque, o contrário também acontece, e uma jogada surpresa pode acontecer resultando em várias jardas de ganho para o ataque, um touchdown ou em uma derrota culminando na eliminação no campeonato. Enfim, muitas coisas são levadas em conta.

Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

 

Porém, imagine um cenário onde um time pudesse se arriscar ao máximo, explorar os pontos negativos e as tendências encontradas dos adversários, pressionando durante o jogo da forma mais intensa e constante possível. E além disso, não correr o risco de ser desclassificado do campeonato?

É assim que Brown Spiders e Londrina Bristlebacks vão encarar Paraná HP e Crocodiles.

 

Vantagem ao Brown Spiders e Bristlebacks

Graças ao regulamento do campeonato que visa equilibrar os potenciais das equipes, Aranhas Marrons e Javalis poderão ser ousados como jamais imaginaram e não irão pagar caro por isso!

Pelo contrário, a responsabilidade de classificar nas primeiras posições da Divisão Norte (o que dará direito a folga na primeira fase dos playoffs, vaga direta na semifinal e mando de campo) é da dupla HP-Croco. E se nada der certo, a vaga no Wild Card já está garantida.

Foto: Leonardo Siqueira

 

O novo formato da competição pode fazer com que a ousadia de Brown Spiders e Bristlebacks seja recompensada de maneira história. Desbancando pela primeira vez desde 2014, HP e Crocodiles da participação no Paraná Bowl (desde a primeira participação do Paraná HP em 2014, todas as finais do campeonato foram disputadas pelas duas equipes).

Trabalhando forte com certeza Spiders e Bristlebacks estão. Agora basta saber se irão identificar e explorar as tendências dos adversários de divisão e quem sabe fazer uma participação marcante no Paranaense 2017, que está mais equilibrado e mais imprevisível do que nunca.

 

 

 

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conteúdo de futebol americano para amantes do esporte como nós ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba – Paraná - Brasil
UP