O jogo aéreo no futebol americano feminino

Em 2018 haver√° a quinta edi√ß√£o de um campeonato feminino a n√≠vel nacional, as edi√ß√Ķes anteriores contaram com entre 3 e 6 times participantes e com o passar dos anos as equipes conquistaram p√ļblico, respeito e evolu√ß√£o. Nas primeiras edi√ß√Ķes foi n√≠tido como os times optavam taticamente por jogadas corridas e apostavam na for√ßa f√≠sica […]

Em 2018 haver√° a quinta edi√ß√£o de um campeonato feminino a n√≠vel nacional, as edi√ß√Ķes anteriores contaram com entre 3 e 6 times participantes e com o passar dos anos as equipes conquistaram p√ļblico, respeito e evolu√ß√£o.

Nas primeiras edi√ß√Ķes foi n√≠tido como os times optavam taticamente por jogadas corridas e apostavam na for√ßa f√≠sica das atletas para a conquista de jardas, assim como foi feito, tamb√©m, historicamente no esporte.

Foto: Jason Braga

Foto: Jason Braga

 

O aspecto t√°tico

Atualmente, os times femininos, em sua maioria, investem mais de 80% do seu playbook em jogo corrido.

Com diversas forma√ß√Ķes implementadas e jogadas desenhas, o jogo corrido vem acompanhado de forma√ß√Ķes bastante pesadas e coloca a for√ßa f√≠sica como um grande fator do jogo, al√©m de trazer certa seguran√ßa para o time ofensivo (as corridas s√£o jogadas menos arriscadas e com um √≠ndice de erro e perda de posse muito menor).

Foto: Galera na Foto

Mas nem s√≥ de jogo corrido pode viver um ataque. √Č preciso arriscar o passe em algumas jogadas para mostrar para a defesa que existe essa possibilidade. Caso contr√°rio, a defesa estaria sempre preparada para o jogo corrido, o que dificultaria a execu√ß√£o das jogadas ofensivas.

Assim, os times femininos investem aos poucos em jogo aéreo, focando em conceitos básicos e de simples execução foi possível realizar grandes jogadas de passe que desconcertaram as defesas adversárias.

 

Foto: Bruno Oliveira de Lima

A evolução tática

Em 2017, seis times participaram da edi√ß√£o do campeonato nacional, e alguns buscaram a inova√ß√£o com jogadas a√©reas. Trazendo para a modalidade mais dinamismo, mais estrat√©gia e mais p√ļblico.

Nem todas as jogadas deram certo e nem todos os times se adaptaram a um sistema tático que realmente envolva o jogo aéreo como grande arma ofensiva, mas a ousadia e evolução de alguns mostram o progresso da modalidade.

Confira

Acompanhe as próximas matérias e entenda algumas das jogadas mais utilizadas no feminino e porque elas funcionam.

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conte√ļdo de futebol americano para amantes do esporte como n√≥s ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba ‚Äď Paran√° - Brasil
UP