Levantamento Olímpico: Você está fazendo certo?

O acesso aos v√≠deos (mesmo que editados) de temporadas de prepara√ß√£o f√≠sica dos atletas tanto do college, quanto da NFL, somada √† prolifera√ß√£o da pratica da modalidade CrossFit fez com que os Levantamentos Ol√≠mpicos se tornassem mais populares e procurados pelos atletas do nosso Football Tupiniquin. Mas ai fica a pergunta: Como √© feito? Quais […]

O acesso aos vídeos (mesmo que editados) de temporadas de preparação física dos atletas tanto do college, quanto da NFL, somada à proliferação da pratica da modalidade CrossFit fez com que os Levantamentos Olímpicos se tornassem mais populares e procurados pelos atletas do nosso Football Tupiniquin. Mas ai fica a pergunta: Como é feito? Quais são os exercícios?

Infelizmente, é impossível uma abordagem que te instrua, caro leitor, a ponto de ao final deste tópico, ser capaz de pegar a barra na academia, colocar algumas anilhas e joga-lá pra cima (muitas vezes aos berros, e com as mãos cheias de pó branco). A ideia aqui é justamente clarear e desmistificar para os mais iniciantes o caminho a seguir através dessa serie de matérias.

 

Começando pelo básico

Vamos ao básico, do básico: O que é o levantamento olímpico? Nada mais é do que a modalidade olímpica, que tem como objetivo remover a barra do solo, em seu estado de inercia, e coloca-la acima da cabeça, através de duas possibilidades: Arranco (aqui usaremos o termo mundialmente utilizado: Snatch) e o Arremesso (chamado de Clean&Jerck).

 

Snatch

Neste movimento, o atleta deve remover a barra do solo, e com apenas UM movimento, joga-la acima da cabe√ßa, enquanto agacha e ‚Äúentra‚ÄĚ embaixo da barra, finalizando o processo, permanecendo de p√© (veja v√≠deo).

 

Clean & Jerck

Composto de 2 movimentos, o atleta remove a barra do solo,e enquanto agacha, recebe a barra na altura dos ombros, finalizando com a posição de pé.

Na segunda etapa o atleta, com auxilio dos membros inferiores, lança a barra acima da cabeça, finalizando com o corpo totalmente extendido. (vídeo)

 

 

 

As varia√ß√Ķes e o Futebol Americano

Como comentado anteriormente, vemos em muitos v√≠deos de Futebol Americano atletas usando algo ‚Äúparecido‚ÄĚ com esses movimentos em suas prepara√ß√Ķes. Mas afinal, por que apenas s√£o parecidos, e n√£o exatamente iguais?

Diferente do Levantamento Olímpico competitivo, para o esporte a contribuição destes exercícios se dá através justamente da especificidade de cada esporte, posição e demanda.

Alguns autores sugerem que os exercícios parciais, ou educativos de levantamento de peso, podem fornecer estímulos melhores que movimentos completos, e devem ser incorporados na programação, principalmente pelo beneficio da Potência para a pratica esportiva.

Ent√£o, vamos ao come√ßo de tudo isso, ou como diria Michel Jordan: ‚ÄúBack to the basics!‚ÄĚ

 

Como já observado, a barra costumeiramente sairá do chão, assim sendo o movimento fundamental para que isso aconteça: DeadLift (levantamento terra).

De forma simples, essa tarefa j√° garantir√°, quase 1/3 do levantamento de peso sendo bem executado. Como podemos ver na figura abaixo, uma boa postura √© fundamental para sua execu√ß√£o! N√£o tem ainda ele na sua ficha de treino? Acrescente J√Ā!

Levantamento Terra

 

 

Seguindo o caminho que a barra far√°, podemos acrescentar a popularmente chamada ‚Äúremada alta‚ÄĚ como o segundo movimento b√°sico que deve fazer parte do seu programa de treinos (se n√£o tem ele ainda, j√° sabe n√©?).

Atento a uma variação deste exercício, com a utilização dos membros inferiores, chamada de HighPull (imagem).

High Pull

 

Se boa parte dos trabalhos usam os membros inferiores e, os movimentos sempre nos obriga a agachar, creio que j√° se torna quase que intuitivo que os Agachamentos e suas varia√ß√Ķes s√£o fundamentais para este processo.

Mas n√£o basta por a barra nas cotas e agachar, √© important√≠ssimo que as suas principais varia√ß√Ķes sejam minuciosamente trabalhadas: Front Squat, e Overhead Squat.

Front Squat

Overhead Squat

 

E quando voc√™ acha que j√° ta no final, eu venho e digo que temos mais um movimento b√°sico, e que √© de fundamental import√Ęncia para que voc√™, atleta, possa come√ßar a pensar nos levantamentos ol√≠mpicos em seu programa de treinos, os Press¬†(popularmente chamados no Brasil de Desenvolvimentos).

Na sequ√™ncia, eu abordarei progress√Ķes, e educativos para que os Levantamentos possam entrar em seu programa de treinos, e Lembre-se de que √© imprecindivel a supervis√£o de um professor de educa√ß√£o f√≠sica devidamente capacitado, em seu treinamento, e que n√£o basta ter uma planilha online, ou um v√≠deo que ensine os movimentos, supervis√£o nesse tipo de trabalho √© fundamental!!

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