Lesão de LCA: O temível ligamento cruzado anterior

Muitos s√£o os atletas que ficam afastados dos campos por causa de les√£o do LCA, esta les√£o de joelho t√£o ingrata. O¬†LCA √© um dos ligamentos mais importantes do joelho. De forma simples e de f√°cil entendimento, √© uma esp√©cie de corda, localizada no centro do joelho, que se conecta no¬†f√™mur e na t√≠bia basicamente […]

Muitos s√£o os atletas que ficam afastados dos campos por causa de les√£o do LCA, esta les√£o de joelho t√£o ingrata.

O LCA é um dos ligamentos mais importantes do joelho. De forma simples e de fácil entendimento, é uma espécie de corda, localizada no centro do joelho, que se conecta no fêmur e na tíbia basicamente conecta um osso no outro).

Essa ‚Äúcordinha‚ÄĚ, √© um tecido fibroso¬†que, diferente de uma fibra muscular, n√£o gera contra√ß√£o. Ou seja, ela apenas estabiliza e¬†conecta uma estrutura a outra. Por isso, quando corre uma ruptura da sua estrutura, o atleta¬†precisa deixar o campo. Afinal, n√£o h√° mais possibilidade de manter o joelho est√°vel,¬†comprometendo todo o funcionamento da articula√ß√£o.

Sua ruptura é dada por mecanismos específicos, os mais comuns são:

  • reduzir velocidade subitamente e realizar mudan√ßa de dire√ß√£o
  • girar em cima do pr√≥prio p√©, mantendo-o fixo ao ch√£o
  • realizar apoio incorreto do p√© ao ch√£o ap√≥s um pulo
  • parar subitamente
  • ocorr√™ncia de colis√£o frontal da t√≠bia

 

Ficou mais fácil de entender agora o motivo pelo qual essa lesão é tão comum no futebol americano, né?!

LCA normal (esquerda) e LCA lesionado (direita)

Agora, você deve estar se perguntando, qual a melhor forma de reduzir o risco com o qual isso possa acontecer. A resposta é simples: forte trabalho de fortalecimento de todas as estruturas musculares do joelho, para evitar a sobrecarga em cima do ligamento e proporcionar tempo de descanso adequado, para não gerar estresse sobre as estruturas.

N√£o entrarei no m√©rito de como esse trabalho deve ser realizado, pois como dizem por a√≠, ningu√©m √© igual ningu√©m. E, da mesma forma, nenhum joelho √© igual ao outro. √Č necess√°rio buscar uma avalia√ß√£o espec√≠fica e tra√ßar um plano de reabilita√ß√£o e condicionamento muscular com¬†profissionais¬† especializados.

 

Fonte: MedlinePlus, US National Library of Medicine. 2018

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conte√ļdo de futebol americano para amantes do esporte como n√≥s ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba ‚Äď Paran√° - Brasil
UP