Leitura pré-snap do QB: como atacar uma Cover 2 ‘Man’

A capacidade de leitura pré-snap da defesa por parte do QB faz toda diferença ao seu ataque. Na última matéria da nossa série, falei sobre a Cover 1 e como a explorar (Confira aqui a matéria). Hoje darei continuidade ao assunto, abordando a leitura e ação frente à uma defesa em Cover 2 ‘Man’.   Cover […]

A capacidade de leitura pré-snap da defesa por parte do QB faz toda diferença ao seu ataque.

Na última matéria da nossa série, falei sobre a Cover 1 e como a explorar (Confira aqui a matéria). Hoje darei continuidade ao assunto, abordando a leitura e ação frente à uma defesa em Cover 2 ‘Man’.

 

Cover 2 ‘Man’

Vamos começar pelo básico aqui: temos 2 safeties no fundo do campo. Essa é a primeira caraterística que deve ser observada pelo QB para decifrar essa cobertura. Os safeties estão, tipicamente, entre 12 e 15 jardas da linha de scrimmage e tem como função, cobrir o fundo do campo, dividindo esse espaço em dois.

Seguido a isso, existem algumas variações na marcação dos DBs e LBs que nesse caso, Cover 2 MAN, se dá com os cornerbacks utilizando a técnica de ‘press’ e mancando seus alvos individualmente, bem como os outsidelinebackers ou nickelback marcando os slot receivers ou tightends.

Cover 2 Man

A grosso modo, a Cover 2 Man se comporta de forma semelhante a Cover 1, exceto pelo safety extra no fundo do campo.

Graças ao suporte dos safeties no fundo do campo, os CBs tem a liberdade para serem mais agressivos na linha de scrimmage pois estão ‘cobertos’. Isso os dá a possibilidade de pressionar seus alvos afim de atrasar suas rotas e, consequentemente, atrapalhar o quarterback na execução da jogada e escolha do seu alvo.

Essa cobertura é especialmente favorável a equipes que possuem QBs ‘corredores’. Os safeties estarão distantes da linha de scrimmage e CBs e LBs, graças a marcação individual, irão ‘liberar’ espaços no campo que podem ser explorados pelo QB.

O parte ‘funda’ do centro do campo é a área que estará, na maioria das jogadas, descoberta e é onde TEs como Greg Olsen, Travis Kelce e Rob Gronkowski exploram e tem uma enorme vantagem para conseguir bons resultados.

 

Leitura de Indicadores

Trevis Kelce, TE – Chiefs

Os principais pontos a serem observados para a identificação dessa cobertura são 2 os safeties ao fundo do campo, seguido da leitura dos cornerbacks e linebackers que estarão na marcação individual, alinhados levemente para o ‘lado de fora’ do seu alvo de modo que esses recebedores sejam forçados para as áreas onde os safeties estarão ajudando a cobrir.

Em contraponto a isso, o espaço no meio do campo fica exposto já que os safeties estarão se deslocando para as laterais do campo.

Um linebacker ficará responsável pela marcação do Running back o que deixará o QB ‘livre’ na maioria das situações, onde se enfrente uma defesa que utilize os fronts 3-4 e 4-3.

Numericamente, o box defensivo que utiliza essa defesa estará muitas vezes em desvantagem numérica já que o MLB ficará a cargo da cobertura do RB. Nesses casos, se o RB executar alguma rota e estiver coberto por esse defensor, teremos 5 OLs contra 4 defensores no front.

Corridas em Option, e traps, são uma boa opção caso o QB seja um bom executor dessa leitura. Ele pode deixar o RB com a bola, caso o LB restante no box esteja focado nele ou simplesmente ‘tirar’ a bola do RB caso o linebacker o acompanhe no fake da corrida deixando o QB ‘livre’ e com um OL extra na sua proteção para a corrida.

No jogo aéreo, POST e CROSS são duas rotas excelentes para atacar o fundo do campo na região central, especialmente se executadas por TEs ou ‘Slots’.

Além disso, se algum ‘SLOT’ ou ‘TE’ tiver grande vantagem sobre seu marcador, isso pode e deve ser explorado utilizando os Wideouts (wo) para ‘ocupar’ os safeties. Nessas situações, combinações de rotas como SAIL/FLY (slot/wo), e WHEEL/POST (slot/wo), são boas opções.

Formações ofensivas como bunch, e empty também são excelentes armas para gerar confusão e espaços contra esse tipo de defesa.

Nas próximas publicações dessa série do Portal do FA, falaremos sobre a Cover 2 Zone e Tampa 2, até lá.

 

 

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conteúdo de futebol americano para amantes do esporte como nós ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba – Paraná - Brasil
UP