Leitura pré-snap do QB: como atacar uma Cover 1

C1
A capacidade de leitura pr√©-snap da defesa por parte do QB faz toda diferen√ßa ao seu ataque. J√° escrevi aqui sobre a leitura da Cover 0 e como a explorar¬†(Confira aqui a mat√©ria). Hoje publico um texto dando continuidade ao assunto, explicando sobre a leitura e a√ß√£o frente √† uma defesa em Cover 1.   […]

A capacidade de leitura pré-snap da defesa por parte do QB faz toda diferença ao seu ataque.

Já escrevi aqui sobre a leitura da Cover 0 e como a explorar (Confira aqui a matéria). Hoje publico um texto dando continuidade ao assunto, explicando sobre a leitura e ação frente à uma defesa em Cover 1.

 

Cover 1

Nessa cobertura, temos um √ļnico safety(FS) no fundo do campo, tipicamente entre 12 e 15 metros al√©m da linha de scrimage.

O strong Safety se alinha a cerca de 5 jardas da linha da bola e do lado curto do campo e os cornerbacks estarão na cobertura do seu recebedor normalmente fazendo pressão desde o início da jogada.

Alinhamento Cover 1

Esta cobertura tamb√©m √© chamada de “homem livre”. A defesa far√° a cobertura dos recebedores principalmente utilizando man-to-man, mas, ao inv√©s de a free safety estar perto da linha de scrimmage para permitir blitz extras como na Cover 0, ele ficar√° na cobertura da retaguarda, ao fundo, para auxiliar os Cbs.

Essa cobertura ainda permite muitas maneiras de se pressionar o QB, pois ainda que existam 5 recebedores alinhados, ao menos um linebacker estará livre para executar blitz graças a aproximação do SS.

Outra possibilidade, e essa é a que fez jogadores da NFL como Troy Polamallu e Reshad Jones se destacarem, é permitir que o strong safety permaneça sem atribuição específica , podendo ele efetuar uma blitz ser mais efetivo assim dentro da jogada;

Esse tipo de papel √© conhecido como ‚Äúrobber‚ÄĚ e √© comum encontrar analistas que se utilizem da nomenclatura ‚Äúcover 1 robber‚ÄĚ para descrever essa defesa .

 

Leitura de Indicadores

responsabilidade dos defensores na cover 1

Para ler esta cobertura, um QB deve identificar se o free safety est√° em profundidade no campo, se h√° ao menos um linebacker cobertura homem a homem e se o strong safety se aproximo da linha de scrimage.

A intenção da cobertura é forçar os recebedores internos (slots) para o meio do campo, para onde pode haver o auxílio do free safety. Logo, é comum encontra-los em um alinhamento externo em relação ao seu recebedor.

Os cornerbacks ainda estarão pressionando na linha e, assim como na Cover 0, tentarão forçar os recebedores para a lateral do campo para utiliza-la como defensor.

Mudar chamada para uma corrida é uma boa opção aqui. Com os recebedores sendo marcados individualmente, serão 5 Ols enfrentando um box de, no máximo, 6 defensores.

Numéricamente, cada OL fica responsável pelo bloqueio de um defensor e o running back terá que se preocupar apenas com um adversário ou nenhum, se a chamada for para longe desse jogador sobressalente.

A utiliza√ß√£o de motions e forma√ß√Ķes com mais de 2 recebedores no mesmo lado do campo, com a corrida indo para o lado oposto a eles √© uma forma de tamb√©m se criar vantagens ofensivas contra essa cobertura.

Já no jogo aéreo, o QB pode tentar sobrecarregar o free safety com rotas verticais dos Slots ou TEs ou ainda apostar nos miss matches dos recebedores internos contra o SS ou LB utilizando-se de conceitos aéreos como smash, ou verticals.

 

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conte√ļdo de futebol americano para amantes do esporte como n√≥s ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba ‚Äď Paran√° - Brasil
UP