Leitura pré-snap do QB: como atacar uma Cover 0

Come√ßaremos hoje com uma s√©rie sobre leitura pr√©-snap do QB e¬†identifica√ß√£o de coberturas. ¬†Essa s√©rie, abordar√° os padr√Ķes defensivos que est√£o sendo utilizados, como um quarterback pode ler isso e o que “Cover” significa. Antes que o ataque inicie sua jogada o quarterback tem muitas coisas para se preocupar e decis√Ķes a tomar. O condutor […]

Come√ßaremos hoje com uma s√©rie sobre leitura pr√©-snap do QB e¬†identifica√ß√£o de coberturas. ¬†Essa s√©rie, abordar√° os padr√Ķes defensivos que est√£o sendo utilizados, como um quarterback pode ler isso e o que “Cover” significa.

Antes que o ataque inicie sua jogada o quarterback tem muitas coisas para se preocupar e decis√Ķes a tomar. O condutor do jogo ofensivo pode tomar sua decis√£o sobre a jogada que ser√° utilizada baseado nas tend√™ncias que a defesa mostra, seja com base na forma√ß√£o ou at√© mesmo na dist√Ęncia para o first down.

Afinal, assim que o ataque se alinha, o QB assume o papel mais importante: Identificar o potencial de efetividade da jogada previamente escolhida.

 

O que o QB pode ler pré-snap

O tempo é curto e a tarefa é longa. Na leitura pré-snap, o QB deve ter o máximo de informação possível da defesa naqueles segundos antes do snap da bola. O sistema de jogo utilizado pelo ataque poderá, também, direcionar o tipo de informação necessária ao QB antes do snap.

 

Alinhando os bloqueios

Muitas vezes, voc√™ ouvir√° o quarterback gritando um n√ļmero e apontando para um linebacker ou dl.

Muitas vezes, ele estar√° determinando quem √© o ¬†‚Äėmeio‚Äô ¬†da defesa (geralmente o linebacker m√©dio, chamado “mike”) e com isso organizando o esquema de bloqueio para a linha ofensiva, ¬†TEs e RBs.

Em outro momento escreveremos sobre o sistema de contagem para a OL organizar seus bloqueios.

 

Ler a cobertura aérea da defesa

O quarterback também procura descobrir o tipo de cobertura que uma defesa está executando na jogada. Para fazer isso, um quarterback começará na parte mais profunda do campo e se moverá em direção à linha de scrimmage.

Ler a posi√ß√£o dos Safeties, Cornerbacks , e ‚Äėoutside ¬†linebackers‚Äô¬† ajudar√£o um quarterback a determinar se a cobertura √© individual (“homem a homem”) ou por zona; com isso ele saber√° onde os buracos na defesa ir√£o estar.

Depois de ler a defesa, um quarterback j√° poderia come√ßar a ‚Äėeliminar‚Äô as rotas executadas por recebedores que atacariam as posi√ß√Ķes onde os defensores estar√£o, ou alterar uma rota e tirar vantagem de uma √°rea desprotegida.

Você poderá ver ou ouvir do quarterback aos seus recebedores para que eles saibam o que ele está vendo e o que ele quer que eles façam.

Nesse texto e seguintes, irei mostrar como as coberturas mais comuns no futebol americano.

 

Como identificar uma cobertura

Basicamente, o quarterback toma uma decis√£o com base nas posi√ß√Ķes dos safeties ¬†e dos cornerbacks. Na verdade, tudo come√ßa vendo quantos Defensive Backs (Safeties e Conerbacks) est√£o em profundidade e quantos est√£o pr√≥ximos da linha de scrimmage – e depois o que alguns outros jogadores est√£o fazendo.

Cover  0

Cover 0 é uma cobertura bastante fácil de ser identificada. Se o QB olha para o fundo do campo e não vê nenhum jogador, temos uma Cover 0.

Isso normalmente significa um esquema homem-a-homem para a defesa, com todos os DBs mais próximos da linha de scrimmage com a responsabilidade de marcar um jogador específico.

Esse alinhamento tamb√©m pode significar maior probabilidade de blitz vindo da defesa, afinal h√° defensores extras em compara√ß√£o com o n√ļmero de receptores poss√≠veis.

Pontos Fortes: uma defesa em Cover 0 é  forte contra corrida, já que os 11 defensores estão perto da linha de scrimmage. Os DBs provavelmente se alinham internamente em relação a seu recebedor e irão tentar empurrar a rota do receptor para as linhas laterais, congestionando o campo e usando a linha lateral como um defensor adicional para manter o receptor afastado da parte funda média do campo (tornando, assim, o passe mais longo ao QB adversário).

Pontos Fracos: o risco para a defesa é maior vindo de jogo aéreo, afinal não há safeties auxiliando os cornerbacks. Se a pressão da defesa nao for o suficiente para apressar e atrapalhar o QB em seu passe, os WRs tendem a tirar vantagem desse tempo extra em rotas mais fundas.

 

Como Atacar

Nessa situa√ß√£o a palavra chave √© “mismatch”.

Quarterbacks experientes, nesse tipo de situa√ß√£o, devem apostar sempre nos ‚Äėmismatches‚Äô (vantagens em confrontos individuais). ¬†o QB dever√° analisar qual dos seus Recebedores ter√° maior vantagem sobre o defensor respons√°vel por ele.

Velocidade, agilidade e altura costumam ser as apostas mais comuns. Em qualquer um desses casos, o fundo do campo é sempre uma opção viável.

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conte√ļdo de futebol americano para amantes do esporte como n√≥s ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba ‚Äď Paran√° - Brasil
UP