A import√Ęncia de um planejamento de treinos na temporada de uma equipe de futebol americano

Quando apresento e/ou falo de futebol americano para algu√©m que n√£o √© familiarizado com o esporte, geralmente ou√ßo coment√°rios sobre o tamanho e for√ßa dos atletas da NFL e NCAA. Entretanto, um atleta de futebol americano precisa de muito mais capacidades que v√£o al√©m do seu n√≠vel de condicionamento f√≠sico. O desempenho t√°tico, t√©cnico e […]

Quando apresento e/ou falo de futebol americano para alguém que não é familiarizado com o esporte, geralmente ouço comentários sobre o tamanho e força dos atletas da NFL e NCAA.

Entretanto, um atleta de futebol americano precisa de muito mais capacidades que vão além do seu nível de condicionamento físico. O desempenho tático, técnico e psicológico são essenciais quando pensamos na qualidade de um atleta.

Dentro de um planejamento (ou periodização) de uma equipe para uma temporada, esses quatro pilares (físico, técnico, tático e psicológico) devem estar bem definidos e TODOS merecem atenção.

E quem é o responsável por fazer o calendário para que cada um desses pilares seja trabalhado no decorrer de uma temporada? Eu diria que a comissão técnica em conjunto head coach, treinador de defesa, ataque e especialistas, preparador físico, fisioterapeuta, médico, psicólogo, etc.

Infelizmente, são pouquíssimos os times que conseguem uma estrutura e interdisciplinaridade dentro de uma comissão técnica como a citada acima. Por isso, eu colocaria o preparador físico como uma das pessoas que poderia fazer esse tipo de periodização para a equipe, junto com o head coach.

 

Conceitos b√°sicos

Vou focar em conceitos básicos de periodização neste primeiro post para não assustar ninguém.

N√£o vou me prender muito, nesse post, sobre defini√ß√Ķes e conceitos de periodiza√ß√£o, macrociclo, mesociclo, microciclo, capacidades f√≠sicas, etc. Entretanto, o que acredito que todo o time deve saber √© o seguinte:

Não se deve treinar igual (com a mesma intensidade, volume, carga e tipo de exercícios) durante todo o ano.

Há diversos livros de treinamento esportivo que podem ajudar os treinadores e eu gosto separar uma periodização (ou um macrociclo Рeu falarei disso em outro post no futuro) em 4 períodos:

 

1o) Preparação geral

Deve ser feita num in√≠cio de temporada, onde os atletas est√£o, em teoria, descansados, sem les√Ķes e descondicionados fisicamente.

Aproveite para identificar em quais capacidades seus atletas est√£o deficientes (resist√™ncia aer√≥bia ou anaer√≥bia, for√ßa, pot√™ncia, velocidade, agilidade, flexibilidade,…) e utilize um maior tempo para aprimorar a condi√ß√£o f√≠sica de sua equipe.

 

2o) Preparação específica

Deve ser feita após a preparação geral e antes da competição ou jogo alvo.

√Č um per√≠odo onde os atletas j√° tiveram uma base de condicionamento e que podemos explorar mais a√ß√Ķes t√©cnicas e t√°ticas, por√©m a parte f√≠sica ainda deve ter grande participa√ß√£o durante os treinamentos.

 

3o) Competição

Deve iniciar próximo do início da competição alvo e ir até o final dela.

Neste momento é onde devemos ter mais cuidados, já que os atletas estarão jogando, treinando, estudando, trabalhando e com diversos outros afazeres dentro e fora de campo.

A dura√ß√£o, intensidade e objetivos das sess√Ķes de treino devem estar adequadas dentro do calend√°rio de jogos para evitar uma sobrecarga ou at√© destreinamento dos atletas.

 

4o) Transição

Deve ser feito após o término da competição até o início de um novo ciclo com a preparação geral.

Eu considero esse per√≠odo tamb√©m muito importante. √Č a hora de descansar o corpo e se recuperar das les√Ķes acumuladas.

Além disso, é hora de buscar outros tipos de atividades físicas para tirar um pouco o estresse físico e mental de uma temporada.

 

Definindo os objetivos

Após definir de forma rápida e sucinta os quatro períodos de uma periodização durante uma temporada, gostaria que você respondesse na sua cabeça a seguinte pergunta: Quais os objetivos de um programa de preparação física de atletas de futebol americano?

J√° aviso que n√£o h√° uma resposta exata e definitiva. Na minha opini√£o, a base de um programa de prepara√ß√£o f√≠sica seria dividida em dois objetivos:¬†O primeiro, seria reduzir o risco de les√Ķes. √Č simples‚Ķ Atletas machucados n√£o jogam e n√£o treinam, ou seja, n√£o trazem benef√≠cio pro time dentro de campo. E o segundo seria ent√£o, melhorar a condi√ß√£o f√≠sica dos atletas. Para que eles consigam executar suas a√ß√Ķes de maneira mais segura e eficiente.

Por fim, planejar o seu ano vai sim tomar um bom tempo, por√©m vai ajudar a perder menos tempo com jogadores lesionados, descondicionados e desinteressados. Meu conselho √©: fa√ßa testes f√≠sicos e acompanhe os treinos para que as defici√™ncias, desequil√≠brios e poss√≠veis gatilhos de les√Ķes sejam cuidados da melhor maneira pela comiss√£o t√©cnica.

‚ÄúA maioria das pessoas n√£o planeja fracassar; fracassa por n√£o planejar‚ÄĚ John L. Beckley

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