Como ser um grande atleta… Mesmo no banco de reservas

Certa vez li que existem dois tipos de atletas: o que tem apetite pela competi√ß√£o e o que apenas busca divers√£o sem compromisso. Apesar de eu ter minhas ressalvas quanto ao significado da palavra ‚Äúatleta‚ÄĚ, aceito essa separa√ß√£o. O fato √© que, independente de o atleta ser competitivo ou n√£o, ele jamais gostar√° de ficar […]

Certa vez li que existem dois tipos de atletas: o que tem apetite pela competi√ß√£o e o que apenas busca divers√£o sem compromisso. Apesar de eu ter minhas ressalvas quanto ao significado da palavra ‚Äúatleta‚ÄĚ, aceito essa separa√ß√£o. O fato √© que, independente de o atleta ser competitivo ou n√£o, ele jamais gostar√° de ficar no banco de reservas.

Seja numa brincadeira entre amigos ou na final de um campeonato nacional, todos desejamos estar em campo e ter a oportunidade de mostrar a todos no estádio e no campo do que realmente é capaz de fazer, ter a chance de mudar a história do jogo, talvez até realizar um sonho em que reverte o placar nos momentos finais e para se tornar o herói da partida.

No entanto, a vida em uma equipe, independente do esporte, não é tão simples assim. Para conquistar seu lugar, é necessária dedicação. Quanto maior o nível da equipe, maior a dedicação demandada.

E, durante o progresso de um atleta dentro de uma equipe, é provável que ele passe um tempo no banco.

 

Atleta reserva também interfere na partida?

Muitos acreditam que apenas o atleta em campo pode influenciar no andamento da partida, mas quem pensa assim, est√° totalmente equivocado.

Em qualquer esporte coletivo, o desempenho da equipe n√£o depende apenas dos fatores ‚Äút√©cnico, f√≠sico e t√°tico‚ÄĚ. O psicol√≥gico tamb√©m desempenha papel importante no resultado de um jogo. E √© principalmente nesse ponto que o atleta que est√° de fora pode sim interferir no placar.

Certamente você já deve ter presenciado uma cena em que um jogador fica furioso por ter sido substituído ou deixado de lado. Você também deve ter notado o impacto negativo que essa atitude dele trouxe a todos a sua volta.

E então aquela situação que o técnico chama por um jogador e o procura no banco de reservas mas ele, distante, ou não escuta ou demora para atender ao técnico. Não estar pronto, esperando pelo momento de ser acionado (momento esse que pode até nem chegar) atrapalha na eficácia e agilidade do trabalho desempenhado pela comissão técnica.

 

Como mudar o jogo, mesmo estando fora do campo

Logo, o jogador que está fora do campo precisa sim agir de maneira a colaborar com a vitória.

Listei abaixo algumas das atitudes que se espera de um bom atleta quando ele est√° fora das linhas do campo:

 

1- Energia, motivação e positividade

Talvez essa seja a atitude mais importante. Não economize forças ao motivar e incentivar seus companheiros.

Mantenha a energia boa e equilibrada; nada de ficar falando mal do árbitro que não sabe as regras, do adversário que é sujo ou de um outro colega que está num péssimo dia. Por mais que você até queira falar tudo isso, faça um esforço e jogue pelo time, não deixe as críticas saírem da sua boca.

Faça sua presença ser sentida na lateral do campo, mas de maneira positiva sempre.

 

2- Não atrapalhe o foco dos seus companheiros e técnicos

Falar sobre a nova namorada, sobre o carro que comprou ou sobre um esc√Ęndalo na sua empresa n√£o √© assunto para a hora do jogo.

Chamar um colega de lado para apontar a ele os seus pontos falhos também pode não ser bem-vindo; deixe essa função para os técnicos.

Motive-os, seja companheiro, passe energia a todos, mas não tire deles o foco e concentração.

 

3- Analise seu advers√°rio

Muitos gastam tempo analisando os seus colegas em campo, mas essa fun√ß√£o cabe apenas aos t√©cnicos. No entanto, uma an√°lise t√©cnica e t√°tica dos advers√°rios pode ser √ļtil.

Repare no jogo da equipe advers√°ria, veja se est√° de acordo com o estudo que fizeram antes do jogo ou se h√° modifica√ß√Ķes.

Analise individualmente alguns jogadores oponentes também. Muitas vezes é possível perceber tendências no dia do jogo que antes, por vídeo, não foi possível.

 

4- Mantenha-se interessado pelo jogo

 

Quem nunca olhou para a lateral de uma equipe e viu algum jogador desinteressado, de costas para o campo, olhando para as nuvens, conversando com torcedores, sentando ou deitado num canto ou at√© mesmo mexendo no celular? Eu j√° presenciei essas cenas in√ļmeras vezes.

√Č l√≥gico que participar de um jogo em campo √© muito mais divertido que participar do mesmo jogo no banco de reservas. No entanto lembre-se: mesmo estando no banco, voc√™ est√° sendo visto e voc√™ est√° contribuindo para o jogo.

Ent√£o, se o ‚Äúesp√≠rito da pregui√ßa e do desinteresse‚ÄĚ est√° lhe possuindo, lute contra ele. Mantenha-se focado e energizado seguindo os 3 t√≥picos anteriores.

 

5- Esteja pronto!

Tenha a gana pelo jogo, a vontade de entrar em campo. Mesmo que isso possa n√£o acontecer, espere por isso, anseie pelo momento.

Siga todos os passos anteriores e ainda fique sempre ligado no seu técnico. Ele pode ser virar e te chamar e, caso ele não te veja ali em poucos segundos, ele pode desistir de te colocar em campo. Então, não perca sua chance.

Se preparar para o jogo também inclui a dedicação nos treinos e estudos. Se um atleta sai de campo e você recebe a função de substitui-lo, mostre que você consegue manter ou até mesmo elevar o rendimento da equipe em campo.

 

E você, técnico, o que deve fazer?

Não poderia deixar de lado a função do técnico principal (Head Coach) e sua Comissão Técnica em usar de mais essa variável para obter mais vitórias.

Escrevi, ent√£o, outro texto com dicas minhas para os demais coaches. Id√©ias do que se deve fazer para conquistar uma sideline (“banco de reservas”) que te ajude a vencer. Clique aqui para ler!

 

Amante da bola oval, este texto reflete uma opini√£o pessoal do editor, n√£o necessariamente expressa a opini√£o do Portal do Futebol Americano.

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conte√ļdo de futebol americano para amantes do esporte como n√≥s ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba ‚Äď Paran√° - Brasil
UP