Futebol Americano tem marco histórico com primeiro Congresso de Técnicos

O Futebol Americano est√° em evolu√ß√£o crescente e apresentando n√ļmeros que j√° o coloca pr√≥ximo de esportes mais populares no pa√≠s. Para acentuar e essa evolu√ß√£o e criar ainda um ganho de qualidade no n√≠vel t√©cnico do esporte, Ygor Martins e Lucas Rossetti idealizaram e organizaram o Primeiro Congresso Brasileiro de Futebol Americano. O Congresso, […]

O Futebol Americano est√° em evolu√ß√£o crescente e apresentando n√ļmeros que j√° o coloca pr√≥ximo de esportes mais populares no pa√≠s.

Para acentuar e essa evolução e criar ainda um ganho de qualidade no nível técnico do esporte, Ygor Martins e Lucas Rossetti idealizaram e organizaram o Primeiro Congresso Brasileiro de Futebol Americano.

O Congresso, que aconteceu no √ļltimo final de semana, dias 21 e 22 de janeiro de 2016 na cidade de S√£o Paulo-SP, contou com dez palestras sobre variados temas al√©m de um painel de discuss√£o. Nomes de peso no cen√°rio nacional e doutores educadores f√≠sicos da USP foram os respons√°veis pela grade.

Cronograma do 1¬ļ Congresso Brasileiro de Futebol Americano

 

PRIMEIRO DIA

Metodologia do Treinamento

O Professor Doutor Carlos Ugrinowitsch, da Escola de Educação Física e Esporte da USP, abriu o evento trazendo muita discussão ao enfocar o aspecto pedagógico de metodologias de treinamento comuns no Futebol Americano.

Foi, certamente, o tema que mais gerou discuss√£o e di√°logo entre os coaches presentes.

 

√Čtica e Postura do Treinador

A Professora Doutora Ana L√ļcia Padr√£o, tamb√©m da EEFE-USP, seguiu com um tema de extrema import√Ęncia ao Futebol Americano no Brasil, especialmente ao momento de franca expans√£o que vivemos.

 

Construindo um Ambiente Vencedor

Ninguém melhor que o Coach Amadeu Salvador para falar sobre como transformar sua equipe numa equipe vencedora.

Liderando o Timb√≥ Rex (ou, como definiu o Coach Gabriel Mendes, a m√°quina de vit√≥rias), Coach Amadeu Salvador chegou a 3 finais nacionais sendo campe√£o em duas ocasi√Ķes e tudo isso em apenas 4 anos √† frente da equipe.

Um dos maiores gênios do Futebol Americano no Brasil mostrou a todos presentes a receita de sucesso da equipe catarinense e inspirou a todos em busca de aperfeiçoamento.

 

Conceitos de Passe

Coach Vitor Dutra, do Lusa Lions, explicou os principais conceitos de passe utilizados pelo ataque explosivo da equipe paulista. O ensinamento se aprofundou em como mostrar aos atletas do seu ataque a como ajustarem execução e como lerem a defesa adversária.

 

Conceitos de Linha Ofensiva

Considerado refer√™ncia nacional treinando a posi√ß√£o, o Coach √ćtalo Mingoni, Head Coach do Minas Locomotiva, esclareceu e mostrou a todos os principais conceitos a serem trabalhados de maneira a ajustar sua linha de ataque.

Coach √ćtalo mostrou conceitos de bloqueio para passes e corridas al√©m de ensinar, de forma paciente e did√°tica, leitura para os jogadores da posi√ß√£o.

 

Preval√™ncia de Les√Ķes em Jogadores de Futebol Americano no Estado de Santa Catarina

O Mestre Filipe Est√°cio Costa fechou o primeiro dia do evento surpreendendo muitos dos participantes com a complexidade, qualidade e especificidade do seu estudo.

Tendo no curr√≠culo uma passagem de um ano e meio em Michigan State University, Filipe Costa elaborou o primeiro estudo aprofundado conduzido por um brasileiro a respeito das les√Ķes recorrentes em nosso esporte.

 

 

SEGUNDO DIA

 

Análise de Jogo e Periodização

Adhemir Schultz, da EEFE-USP, abriu o segundo dia indicando que a qualidades dos temas seguiria em alta no domingo.

A todos presentes e com muita did√°tica, mostrou um estudo com embasamento cientifico educando a todos conceitos de como periodizar seu plano de treinamentos.

Com muita base teórica, trouxe muita interação com os presentes e levou todos a aperfeiçoarem o planejamento preparativo dos seus elencos.

 

Boas Pr√°ticas de Treinamento

Outra estrela do congresso, o Coach Gabriel Mendes, Head Coach do Vasco da Gama Patriotas e Head Coach da Seleção Brasileiro, veio logo em seguida com uma palestra extremamente completa quanto à metodologia e organização da Comissão Técnica.

Dando exemplos que ele mesmo utiliza nas fases de preparação a uma partida, Coach Mendes mais que atendeu à alta expectativa de todos em relação a seu tema.

 

Special Teams

Um terço do jogo é trazido pelos times especialistas, porém muitos técnicos não gastam nem 10% dos seus treinos com o tema.

Foi com esse alerta que o Coach Paulo Tidus, Head Coach do Lusa Lions, iniciou seu tempo.

Muito esclarecedor e educador, Coach Tidus apresentou diferentes maneiras de se obter maior efetividade com os treinamentos dos times especialistas.

 

Protocolos de Leitura Pós-snap para Linebackers

Fechando o ciclo de palestras do evento, eu, Coach Copi (Head Coach do Paraná HP), tive a honra de subir ao mesmo tablado que estes monstros performaram anteriormente para falar do tema que talvez tenha sido o mais específico.

Muito se fala em áreas a se evoluir de maneira a aumentar a velocidade do jogo logo, escolhi este tema por ser básico, de simples instalação e que, mesmo garantindo um ganho imediato à sua defesa, não é amplamente explorado no Brasil.

Espero poder ter contribuído ao avento da mesma maneira que os demais grandiosos palestrantes contribuíram.

 

Panoramas Futuros do Futebol Americano

O fechamento do evento se deu com um painel de discuss√£o quando subiram ao tablado Coach Gabriel Mendes, Coach Amadeu Salvador, Lucas Rossetti e o Professor Doutor Ary Rocco, da EEF-USP.

Um roda de discuss√£o sobre distintos temas ligados ao Futebol Americano no Brasil levou todos a discutirem assuntos importantes ao crescimento das equipes e do esporte.

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conte√ļdo de futebol americano para amantes do esporte como n√≥s ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba ‚Äď Paran√° - Brasil
UP