A eficiência do Shield Punt e como instalá-lo

O futebol americano √© um jogo de disputa constante de espa√ßo. Quanto maior for o territ√≥rio que uma equipe precisar percorrer para pontuar, maior ser√° o seu trabalho. Nos times de especialistas, eu n√£o vejo nenhuma unidade que te d√™ mais vantagem no jogo de posi√ß√£o de campo do que o punt. No¬†Brasil, assim como […]

O futebol americano é um jogo de disputa constante de espaço. Quanto maior for o território que uma equipe precisar percorrer para pontuar, maior será o seu trabalho. Nos times de especialistas, eu não vejo nenhuma unidade que te dê mais vantagem no jogo de posição de campo do que o punt.

No Brasil, assim como na NFL, a formação mais utilizada é a Spread, que consiste em colocar os jogadores mais juntos na linha de scrimmage, visando evitar vazamento interno, e dois gunners mais abertos, que tem o papel de chegar o mais rápido possível no retornador. 

 

 

Spread Punt

Na hora de escolher qual forma√ß√£o de punt eu gostaria que minha equipe usasse, fiz algumas compara√ß√Ķes e observei algumas coisas em rela√ß√£o ao Spread Punt:

  • Muitos jogadores no Brasil e at√© mesmo na NCAA, tem bastante dificuldade para fazer o tackle em campo aberto. Eles perdem um certo tempo nos bloqueios da equipe de retorno e at√© mesmo pecam nos fundamentos da t√©cnica de tackle.
  • S√≥ existem dois jogadores correndo em dire√ß√£o ao retornador no momento do punt. Os outros oito jogadores est√£o focados em fazer prote√ß√£o ao punter em primeiro lugar. Se os dois gunners ficarem presos aos seus bloqueios, √© muito dif√≠cil evitar retornos.¬†
  • Alguns jogadores s√£o in√ļtes na cobertura do punt. Jogadores de linha ofensiva n√£o s√£o especialistas em tackle, por que botar OLs na equipe de punt?¬†
  • O long snapper √© obrigado a bloquear ap√≥s passar a bola para o punter, o que torna o seu trabalho extremamente complicado.

Então, eu não vejo maneira melhor de corrigir essas falhas se não usando o Shield Punt. 

 

Por que usar o Shield Punt

Embora uma das desvantagens do Shield Punt seja a limita√ß√£o de possibilidades de se fazer um fake punt, isso n√£o quer dizer que voc√™ n√£o ter√° algumas op√ß√Ķes.

Eu amo o Shield Punt e ele praticamente se encaixa muito bem em nosso n√≠vel de jogo. N√£o se trata de confiar em dois jogadores para fazer o tackle primeiro no retornador, √© um punt agressivo onde estaremos na “ofensiva” mais do que na “defensiva”. Usaremos esse ponto para maximizar a posi√ß√£o de campo, ao mesmo tempo que tentamos anular a tentativa de retorno advers√°rio.¬†

Com sete homens sem nenhuma responsabilidade de proteção, o Shield Punt dificulta que o retornador faça uma recepção tranquila e limpa e ele não terá muito espaço para correr se fizermos a cobertura corretamente.

Personnel

No front seven, √© aconselh√°vel¬†usar jogadores r√°pidos e que saibam dar tackle (linebackers/safeties). N√≥s n√£o queremos OLs lentos nesta parte do punt. O front seven precisa ter jogadores agressivos.¬†Eles precisam saber como fazer um tackle em campo aberto, se necess√°rio. √Č por isso que eu gosto de usar jogadores defensivos no front seven.¬†Os tr√™s jogadores do escudo s√£o t√≠picos homens de linha ofensiva (OL, TE, FB).¬†Aqui, valoriza-se o tamanho a velocidade. Seu trabalho principal √© criar um escudo a cerca de 7 jardas em frente ao punter.

Alinhamento

F7:¬†¬†Chamamos os caras dessa unidade de L3, L2, L1, C, R1, R2, R3.¬†√Č muito, muito, muito importante que o front seven espalhe o campo.¬†Este punt ser√° bloqueado pelas bordas se voc√™ n√£o conseguir espalhar o campo.¬†Isso significa que eles precisam se alinhar com separa√ß√Ķes adequadas.¬†Este ponto n√£o pode ser super-treinado na pr√°tica, voc√™ vai aperfei√ßoando com o tempo.

Escudo:¬†O escudo √© alinhado com os calcanhares a 7 jardas atr√°s da bola.¬†Ent√£o, se a bola estiver na sua pr√≥pria linha de 30 jardas, os saltos do escudo estar√£o na linha de 23 jardas.¬†Nomeamos as posi√ß√Ķes do escudo S1, S2 e S3, da esquerda para a direita.¬†Eles tamb√©m precisam ter divis√Ķes de um jarda entre cada um deles, exceto para S2 e S3, que come√ßar√£oquase ombro a ombro.¬†O S1 se alinha diretamente atr√°s de L1.¬†S2 se alinha no espa√ßo entre C e R1.¬†S3 se alinha atr√°s de R1.

Punter: o punter é bem mais fácil de ser alinhado, ele ficará com os calcanhares a 14 jardas da linha de scrimmage. 

Cadência

Agora que estamos todos alinhados e situados,¬†¬†√© hora de se preparar para chutar a bola. Aqui √© como n√≥s procedemos. O S2, jogador do meio do escudo, √© o “quarterback” da equipe de Punt.¬†Isso significa que ele √© o √ļnico a falar e dirigir a equipe no huddle.

  1. Uma vez que a equipe de punt está preparada, ele se certificará de que temos 11 jogadores no campo. Se não tivermos 11 homens no campo, normalmente tomaremos falta por atraso de jogo. Só o treinador principal chamará um timeout nessa situação, se realmente precisar disso.
  2. Ele voltar√° a olhar para o punter para se certificar de que ele est√° pronto para receber a bola.
  3. O punter o responder√°, sacodindo a cabe√ßa para cima e para baixo no movimento “sim”.
  4. Ent√£o S2 virar√° a cabe√ßa para tr√°s, prepara-se e grita: “Pronto, pronto”. Isso diz ao time para se preparar para ir!
  5. Quando o punter estiver pronto para receber a bola, ele mover√° ambas as m√£os para o long snaper.¬†O LS precisa olhar para o punter a partir do momento que escuta as palavras “pronto, pronto” do S2.
  6. O LS faz o snap quando vê o punter estender suas mão em direção a ele.

Treinando o Shield Punt

Eu poderia escrever algumas coisas em relação a como treinamos o nosso punt. Porém, acima está um dos vídeos mais completos sobre drills para praticar o Shield Punt. Aproveite!

Conclus√£o

De fato o Shield Punt te dá algumas desvantagens, como a limitação para o uso de fake punt ou a maior probabilidade de ter um punt bloqueado. Entretanto, eu acredito que se bem treinado você não vai ter problemas com bloqueios e reduzirá o seu adversário a ganhos quase nulos em seus retornos.

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conte√ļdo de futebol americano para amantes do esporte como n√≥s ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba ‚Äď Paran√° - Brasil
UP