CrossFit e Futebol Americano: certo ou errado? (Parte 1)

Atualmente um dos esportes mais comentados no Brasil √© o CrossFit. A busca pela forma f√≠sica perfeita ou condicionamento f√≠sico ideal tem levado in√ļmeros brasileiros a procurar esta modalidade esportiva. As boxes de CrossFit, como s√£o chamados os locais onde se pratica o esporte, est√£o espalhadas pelo pa√≠s inteiro e vem crescendo em n√ļmero rapidamente, […]

Atualmente um dos esportes mais comentados no Brasil √© o CrossFit. A busca pela forma f√≠sica perfeita ou condicionamento f√≠sico ideal tem levado in√ļmeros brasileiros a procurar esta modalidade esportiva. As boxes de CrossFit, como s√£o chamados os locais onde se pratica o esporte, est√£o espalhadas pelo pa√≠s inteiro e vem crescendo em n√ļmero rapidamente, atingindo hoje a marca de 714 afiliadas espalhadas pelo territ√≥rio nacional deixando o pa√≠s apenas atr√°s dos Estados Unidos.

 

O que o CrossFit tem a ver com futebol americano?

Sala de fortalecimento da Universidade da Califórnia (Foto: Divulgação / Cal Golden Bears)

O futebol americano é um esporte que exige muito preparo físico. Força, agilidade, explosão, equilíbrio e velocidade são algumas das características importantes para o jogador de futebol americano. No entanto, os times brasileiros ainda têm caráter amador, com treinos restritos a alguns dias da semana e divididos entre treino técnico/tático e treino físico.

Essa característica faz com que os atletas busquem atividades de condicionamento físico extracampo. Desta forma, os atletas de futebol americano têm visto no CrossFit uma atividade diferenciada para substituir a academia.

 

 

 

Mas… seria o CrossFit a melhor escolha para o condicionamento físico dos atletas de futebol americano?

Atleta de Futebol Americano se condicionando com CrossFit

O CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico que busca desenvolver a excelência do praticante em dez capacidades físicas: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

O treino é composto por exercícios funcionais aplicados em alta intensidade e constantemente variados, envolvendo três categorias de movimentos: levantamento olímpico de peso, movimentos ginásticos e exercícios cardiorrespiratórios. Em geral, o treino completo é feito em uma hora, dividida em aquecimento, técnica do dia e treino do dia (também conhecido como workout of the day, ou pela sigla WOD).

Existem muitas controv√©rsias quando o assunto √© CrossFit. Alguns profissionais apontam que o esporte confere um aumento exponencial no condicionamento f√≠sico dos atletas al√©m de prevenir les√Ķes, considerando que a pr√°tica aumenta a estabilidade e mobilidade das articula√ß√Ķes. J√° outros consideram que ele causa um desgaste f√≠sico muito grande o que reduziria o desempenho do atleta nas suas atividades espec√≠ficas al√©m de apontarem que existe o alto risco de les√£o na pr√°tica.

 

O que os profissionais do CrossFit tem a dizer?

Nossa equipe conversou com dois profissionais da área, responsáveis por grandes boxes de Curitiba, para saber a opinião deles. Afinal, o CrossFIT ajuda ou não na preparação física do atleta de futebol americano? Confira as entrevistas abaixo:

T√°ssia Dadda: Coach da CrosFit High Pulse

Ricardo Maia: Coach da CrossFit Barigui

Tassa Dadda, head coach da CrossFit High Pulse: Segundo ela, o CrossFIT é o esporte mais completo de todos, pois engloba todas as capacidades físicas do corpo, desde que o treino seja bem estruturado. Ela cita, inclusive, uma variação chamada CrossFit Football, voltada exclusivamente para o futebol americano, mas que é mais comum no exterior.

Ricardo Maia, head coach da CrossFit Barigui: For√ßa, pot√™ncia, velocidade, coordena√ß√£o, agilidade, precis√£o, resist√™ncia vascular. Todas essas caracter√≠sticas s√£o primordiais para o atleta de futebol americano e todas s√£o aprimoradas pelo CrossFit. O √ļnico malef√≠cio que pode existir, segundo Ricardo, √© o atleta querer ‚Äúpular‚ÄĚ alguma etapa do aprendizado.

 

 

E a opini√£o de quem trabalha com Futebol Americano

Mas, e o que diz quem trabalha diretamente com Futebol Americano?

No próximo post, trazemos a opinião de quatro preparadores físicos de equipes do Paraná e de Santa Catarina sobre o tema. Clique aqui e confira!

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conte√ļdo de futebol americano para amantes do esporte como n√≥s ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba ‚Äď Paran√° - Brasil
UP