Conceitos de Passe (Parte 1): Ganhe mais jardas passando a bola

Entendendo a estrutura dos Conceitos de Passe Semana passada pudemos conhecer os conceitos de passe (Como desenvolver o jogo a√©reo da sua equipe), suas caracter√≠sticas e o principal objetivo da implementa√ß√£o dessas jogadas no ataque: ter um playbook simples, bem organizado e eficiente contra as mais diversas coberturas, sem entregar o jogo para a defesa. […]

Entendendo a estrutura dos Conceitos de Passe

Semana passada pudemos conhecer os conceitos de passe (Como desenvolver o jogo aéreo da sua equipe), suas características e o principal objetivo da implementação dessas jogadas no ataque: ter um playbook simples, bem organizado e eficiente contra as mais diversas coberturas, sem entregar o jogo para a defesa.

Para implementar esses conceitos, no entanto, precisamos entender melhor cada um dos critérios já citados anteriormente na primeira parte dessa série.

 

Ritmo de Progress√£o de Leitura

Sendo uma das principais caracter√≠sticas da West Coast Offense, o ritmo tamb√©m est√° presente na aplica√ß√£o dos conceitos de passe. Ao dar o √ļltimo passo do dropback, o Quarterback precisa estar em sintonia com sua primeira leitura na progress√£o, sendo que a cada nova leitura, um passo com o p√© de tr√°s marca esse ritmo.

Uma vantagem dos conceitos de passe é posicionar os jogadores no tempo e locais certos, para manter essa progressão de leitura, facilitando a sincronia do ataque como um todo, independente da formação utilizada.

Vemos abaixo um exemplo do conceito conhecido como Drag Concept, onde essa característica é facilmente observada:

(Fonte: GONZALEZ, 2009)

  1. Primeiro, o Quarterback finaliza seu dropback com o pé de trás alinhando seu corpo à parte esquerda do campo, lendo a combinação de rotas do recebedor X e Z.
  2. Em seguida, caso não haja o passe, deve alinhar o pé de trás para que seu corpo fique alinhado ao centro do campo, esperando a oportunidade para o passe no recebedor Y.
  3. No final, ele alinha seu corpo um pouco mais para a direita, procurando seu Running Back (T), como √ļltima op√ß√£o.

 

Podemos perceber então, que existe uma sincronia entre cada posição do campo, tempo que se espera que as rotas fiquem livres e a sequência de posicionamento dos pés do Quarterback, facilitando a leitura da defesa e mantendo uma boa postura para a execução do passe.

√Č importante notar que o Quarterback deve estar pronto para passar a bola assim que o p√© de tr√°s marca o tempo e a dire√ß√£o, e caso os jogadores estejam marcados, j√° deve mover o p√© para o pr√≥ximo recebedor, sem hesitar.

 

Rota ou Combinação de Vantagem

Em cada conceito de passe, um determinado tipo de defesa pode ser mais efetivo, podendo anular as principais op√ß√Ķes da jogada. √Č importante ent√£o que haja uma rota ou combina√ß√£o de rotas que seja efetiva contra esse tipo de cobertura.

Geralmente presentes no ‚Äúbackside‚ÄĚ (lado contr√°rio ao lado principal da jogada), oferecem uma segunda op√ß√£o ao Quaterback. Nesse caso ent√£o, ao identificar o tipo de cobertura utilizada, √© preciso decidir se deve continuar com a progress√£o de leitura ou se existe uma vantagem expl√≠cita, devendo assim abandonar a progress√£o e posicionar o corpo para a combina√ß√£o de vantagem, prevista para vencer a defesa identificada.

Abaixo, podemos observar uma combinação que oferece ao ataque uma vantagem caso o Mike (Middle Linebacker) decida flutuar para o playside (lado mais importante do conceito). Na tentativa de ajudar na cobertura do recebedor Y ou W, deixará o Will (Weakside Linebacker) sozinho contra os recebedores X e Z.

 

(Fonte: GONZALEZ, 2009)

 

Essas combina√ß√Ķes de vantagem podem ser adaptadas de acordo com as tend√™ncias defensivas de cada advers√°rio, sendo uma importante varia√ß√£o no ataque da equipe para combater os ajustes defensivos. Para isto s√£o utilizadas as ‚ÄúTags‚ÄĚ, que s√£o c√≥digos que identificam cada combina√ß√£o a ser realizada al√©m do conceito principal.

 

No pr√≥ximo post…

Nas pr√≥ximas publica√ß√Ķes vamos conhecer um pouco mais sobre os aspectos fundamentais na implementa√ß√£o dos conceitos de passe.

Clique aqui e confira!

 

Referência

Gonzalez, Dan. Concept Passing: Teaching the Modern Passing Game. Coaches Choice.

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conte√ļdo de futebol americano para amantes do esporte como n√≥s ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba ‚Äď Paran√° - Brasil
UP