Como o UP TEMPO pode trazer vitórias ao seu time

Como grande f√£ do College Football e estudioso do FA, sempre tive interesse por saber mais sobre ataques up tempo. No entanto, sempre me pareceu um assunto complicado demais para sugerir a pr√°tica aqui, em terras tupiniquins. Foi somente no per√≠odo que estive trabalhando na equipe de Belhaven University que pude compreender que usar o […]

Como grande f√£ do College Football e estudioso do FA, sempre tive interesse por saber mais sobre ataques up tempo.

No entanto, sempre me pareceu um assunto complicado demais para sugerir a prática aqui, em terras tupiniquins. Foi somente no período que estive trabalhando na equipe de Belhaven University que pude compreender que usar o up tempo significa, na verdade, simplificar tudo (abolir a complicação de todos os processos).

E foi l√°, em Jackson ‚Äď Mississippi, que fui apresentado √† essa filosofia que revolucionou o Futebol Americano no in√≠cio dos anos 90.

 

O que é o Up Tempo?

Hal Mumme e Mike Leach

Antes de continuar, é importante todos compreenderem o que é o up tempo.

A hist√≥ria conta que, ao final dos anos 80, os coaches Hal Mumme e Mike Leach (criadores do Air Raid Offense) decidiram adotar o ritmo de jogo acelerado (comum nos ataques de 2 minutos) durante toda a partida. Esse ritmo acelerado iria se combinar com algumas cria√ß√Ķes da dupla para formar o famoso estilo de ataque Air Raid.

O que soou como maluquice acabou se tornando uma poderosa arma contra as defesas (abaixo vamos entender melhor como esse estilo de jogo complica tanto a vida dos defensores).

Atualmente, a maior parte dos principais times do College Football adotam o ritmo de jogo acelerado em seus ataques.

Se você já assistiu alguma partida de Futebol Americano Universitário, já reparou que às vezes a TV não consegue nem exibir o replay de tão rápido que o ataque está rodando (ou quando exibe o replay, perde o início da jogada posterior).

Esse é o up tempo (fast tempo, speed tempo).

 

Porque o up tempo traz vitórias?

Simplicidade = Velocidade

Ataque da California:
um dos mais r√°pidos da NCAA.

Quando estive em Belhaven, uma das coisas que mais me chocou foi uma conversa que tive com o coach Hal Mumme (Head Coach do Belhaven Blazers). Na ocasião estávamos a 2 semanas do início da temporada e ele me falou que o trabalho da pré-temporada estava quase finalizado, porém ele ainda queria excluir algumas jogadas.

 

Eu achei estranho afinal eu tinha percebido que a quantidade de jogadas era muito baixa. Ent√£o, eu o questionei; e ele me respondeu: ‚Äúvamos com 12 a 14 jogadas totais apenas‚ÄĚ.

Foi ent√£o que percebi (aprendi) que a simplicidade se traduz em velocidade. E a velocidade vence jogos.

 

‚ÄúTiramos deles o tempo para pensar, se reunir ou substituir‚ÄĚ

Oklahoma Sooners

Após a primeira partida, fiquei muito animado por testemunhar, da sideline, uma partida de College Football em altíssima velocidade. Pude presenciar e perceber os efeitos que o up tempo tem sobre a defesa adversária.

Em uma conversa com o coach de QB da equipe, ap√≥s o jogo, ele comentou que a ideia √© acelerar o ataque pois assim ‚Äútiramos deles o tempo para pensar, se reunir ou substituir‚ÄĚ.

 

√Č assim ent√£o que o up tempo traz vit√≥rias!

Ao tirar o tempo que a defesa precisa para se reunir, se ajustar, comunicar e at√© mesmo de substituir (na tentativa de colocar combina√ß√Ķes de melhores jogadores em campo considerando a situa√ß√£o da jogada), o ataque up tempo leva a defesa advers√°ria √† uma situa√ß√£o de fadiga f√≠sica e psicol√≥gica acelerada.

Essa fadiga, por sua vez, irá induzir a defesa a cometer mais erros (técnicos ou táticos).

 

Como medir o up tempo

Universidade de Kentucky

Junto com os adeptos, surgiram os estudiosos do up tempo. Desde ent√£o, analistas tentam medir o up tempo.

H√°, basicamente, duas maneiras de se medir a velocidade com que seu ataque executa as jogadas:

 

  • Contar a quantidade de snaps por minuto de jogo; e
  • Contar, em segundos,¬†o tempo entre um snap e outro.

Como exemplo, listo abaixo uma tabela com os ataques mais r√°pidos da NFL na temporada 2016, segundo a an√°lise de segundos necess√°rios para cada snap. Veja:

 

Traduzindo… o New Orleans Saints, por exemplo, fez na temporada de 2016 um novo snap a cada 26,1 segundos. Isso √© muito r√°pido.

Pensa comigo nessa sequência:

  • O Center d√° um snap,
  • O QB recebe a bola, l√™ a defesa e faz um passe (ou d√° a bola pra corrida),
  • O WR pega a bola enfrenta um tackle e √© derrubado,
  • Eenquanto os ju√≠zes correm para posicionar a bola, os jogadores do ataque se juntam para conversar sobre a pr√≥xima jogada (‚Äúfazem o huddle‚ÄĚ),
  • O ataque ‚Äúquebra o huddle‚ÄĚ e os jogadores v√£o para suas posi√ß√Ķes,
  • Antes de chamar um novo snap, o QB l√™ a defesa e, se necess√°rio, faz alguns ajustes,
  • S√≥ depois disso, ele d√° o sinal ao seu Center que, novamente, d√° o snap.

Isso tudo aconteceu em uma média de 26,1 segundos com o ataque do NO Saints (demorou mais para escrever isso do que demora para acontecer).

 

Up tempo no College Football

Se você já se surpreendeu com a velocidade dos ataques mais rápidos da NFL; dê uma olhada no ranking dos 10 ataques mais rápidos do College Football (considerando apenas as equipes da D1 das 5 maiores conferencias da NCAA):

Ataque de Baylor

Assustador, não é mesmo?!

Em menos de 20 segundos, em média, uma nova jogada se inicia em algumas equipes do Futebol Americano Universitário.

Essa velocidade se traduz, tamb√©m, em mais divers√£o ao p√ļblico. Afinal, cada f√£ das equipes de Baylor, California e Texas Tech, por exemplo, testemunharam nada menos que 87 jogadas por partida, em m√©dia.

 

Sabe qual a média dos ataques das equipes brasileiras? Entre 45 e 50 jogadas por partida (mas isso é assunto para outro artigo).

 

Nesse artigo ficamos por aqui. Espero que tenham gostado do tema e da abordagem.

Fiquem ligados que em breve escreverei sobre como montar ataques velozes.

1 coment√°rio

  • Leopoldo
    20/07/2017 at 6:00 pm

    Muito bom! Sempre bom ler artigos que nos dão um conhecimento hoje tão necessário para acompanhar o esporte. Parabéns Carlos Copi Jr

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conte√ļdo de futebol americano para amantes do esporte como n√≥s ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba ‚Äď Paran√° - Brasil
UP