Como diminuir 90% das dúvidas táticas da sua OL?

Treinar uma linha ofensiva no futebol americano sempre é um desafio. São inúmeras variáveis para se obter sucesso. Você desenvolve e capacita seus atletas para absorver o máximo de cada atributo necessário para se tornar cada vez melhor. Se você chegou nesse progresso com seus atletas, você já é um bom coach. Mas ser coach […]

Treinar uma linha ofensiva no futebol americano sempre é um desafio. São inúmeras variáveis para se obter sucesso. Você desenvolve e capacita seus atletas para absorver o máximo de cada atributo necessário para se tornar cada vez melhor.

Se você chegou nesse progresso com seus atletas, você já é um bom coach. Mas ser coach é trabalhar na constante evolução de todos os quesitos. Sejam eles físicos, táticos, técnicos ou psicológicos. Para isso é importante debater e responder corretamente os questionamentos dos seus atletas.

Aaaah, essas perguntas … Quantas vezes o seu atleta já perguntou algo simples? Ou que ele mesmo sabia a resposta?

A minha mãe me ensinou, quando pequeno, que era falta de educação responder uma pergunta com outra pergunta. Ela pode até ter razão quando se trata de um meio social. Porém, para desenvolver os seus atletas, é preciso fazer com que eles pensem. Principalmente fazê-los pensar sobre o que eles estão perguntando naquele momento. Por isso é importante questioná-los. Bom, e se eu falasse pra vocês que uma simples “contra pergunta” pode sanar 90% das perguntas táticas que seus atletas de linha ofensiva te faz?

 

A Frase Milagrosa

Quantas vezes, em um treino, o atleta me veio com um questionamento tático situacional? Você já deve ter pensado… INCONTÁVEIS! Pois isso não é uma exclusividade sua.

Eles vão ter dúvida sobre qualquer coisa atípica que eles se depararem. Um front diferente, uma alinhamento incomum, uma movimentação de stunt, e por aí vai. Tudo isso é motivo para gerar a famosa dúvida de “Quem eu pego nessa situação?“.

Para responder qualquer dúvida tática, é preciso, antes de mais nada, voltar ao básico. Um bom coach certifica que seus atletas saibam exatamente o que fazer em campo. Na OL não é diferente. O nome disso no futebol americano é “assingnment” (ou traduzido para o português, atribuição). Ele precisa saber o que fazer e como fazer. Ou seja, qual técnica aplicar. Quando gera uma dúvida sobre o seu assingnment, uma simples contra pergunta deixa tudo mais claro na mente dele.

 

“Você está bloqueando uma zona, um gap ou um homem?”

É infalível! Essas são as três formas de se bloquear alguém no futebol americano. E essa pergunta só funciona porque faz o atleta pensar em qual era a sua atribuição e porque aquela era a responsabilidade dele. Quando você devolve esse questionamento, faz ele pensar em:

  • Qual jogada ou conceito foi chamado;
  • Qual lado foi a chamada, onde é o playside e se ele precisa ir pra lá;
  • Se ele estava coberto ou descoberto;
  • Se a sua “ameaça” estava próxima ou distante;
  • Qual ângulo ele deveria buscar;

 

Essa é a forma mais didática de ensiná-lo. Ainda melhor se tiver condições de repetir a jogada. Mostrar para ele os questionamentos que ele levantou, como a defesa reagiu, o que ele fez e o que ele deveria ter feito, caso haja essa necessidade. Dessa forma, a chance dele repetir o mesmo erro, mesmo em uma situação atípica ou pouco rotineira, é muito menor ou quase nula.

 

Então … meus problemas táticos acabaram?

Como eu disse anteriormente, essa frase te ajuda em 90% dos casos. Mas antes de fazê-la a um atleta, é preciso certificar que ele saiba o que está fazendo dentro de campo. O surgimento do questionamento dele deve ser relacionado a execução. Não utilize essa frase para ensinar nada, mas sim para fazer o atleta pensar. Dessa forma, ambos (coach e atleta) evoluem constantemente.

Por fim, não tenha vergonha de falar com o seu atleta caso você não saiba a resposta de um questionamento levantado por ele. Fale com ele que vai pesquisar e que vão discutir sobre isso em outra oportunidade. Essa pode ser também uma excelente oportunidade de crescimento pessoal.

 

1 comentário

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conteúdo de futebol americano para amantes do esporte como nós ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba – Paraná - Brasil
UP