A arbitragem marcou holding. Mas que tipo de holding?

N√£o √© novidade pra ningu√©m. Para ser √°rbitro √© preciso ter muita paci√™ncia e saber suportar as press√Ķes de times e torcida. Isso √© e ser√° sempre assim, sejam nos campos de 80 jardas cheios de buracos e grama falhada √†s arenas de Copa Do Mundo, dos nossos √°rbitros do FABR aos da NFL. As […]

N√£o √© novidade pra ningu√©m. Para ser √°rbitro √© preciso ter muita paci√™ncia e saber suportar as press√Ķes de times e torcida. Isso √© e ser√° sempre assim, sejam nos campos de 80 jardas cheios de buracos e grama falhada √†s arenas de Copa Do Mundo, dos nossos √°rbitros do FABR aos da NFL.

As ‚Äúzebras‚ÄĚ escutam todo tipo de reclama√ß√£o, algumas parecem n√£o ter qualquer l√≥gica ou embasamento t√©cnico. Mas enfim, o esporte est√° engatinhando no Brasil e todos est√£o aprendendo, jogadores, torcedores e √°rbitros.

Uma boa forma de o √°rbitro desenvolver sua autoridade e respeito, evitando reclama√ß√Ķes desnecess√°rias, √© justamente demonstrando o seu conhecimento t√©cnico a um head coach ou jogador, por exemplo.

Vamos dar um exemplo: Um jogador comete um Holding. O √°rbitro pode simplesmente inform√°-lo da penalidade, ou dizer a ele que cometeu um Holding por Grab and Restrict.

Uma coisa √© certa: ou o jogador n√£o ir√° entender nada, ou voc√™ subir√° no conceito dele e, reclama√ß√Ķes futuras e sem muitos fundamentos ir√£o diminuir. Voc√™ estar√° desempenhando um grande trabalho pedag√≥gico e exercendo muito bem seu controle de jogo.

Então vamos conhecer os 5 tipos de Holding que certamente você verá nos campos de football do Brasil.

 

Holding: GRAB AND RESTRICT

Em uma tradução livre seria Agarrar e Restringir. Na prática, esse tipo de Holding acontece quando o bloqueador controla seu oponente com as duas mãos fora do seu quadro de bloqueio (pense em um quadro imaginário que vai dos ombros até a cintura do jogador, os bloqueios devem acontecer nesta região, e o bloqueador deve manter seu oponente sempre em seu controle e a sua frente), geralmente nos ombros ou braços.

O bloqueador controla os movimentos do adversário impedindo-o de, por exemplo, chegar ao carregador da bola para fazer um tackle ou avançar até o QB.

Holding: Grab and restrict

 

Holding: HOOK AND RESTRICT

Nesse tipo de Holding, o bloqueador trava com as mãos, como um gancho, seu adversário, acima da cintura normalmente nos pads, e o controlando redireciona o movimento do jogador. Isso normalmente ocorre quando um defensor é mais rápido que o seu bloqueador e acaba o ultrapassando em seu quadro de bloqueio.

Holding: Hook and restrict

 

Holding: TAKE DOWN

O bloqueador agarra o defensor com as duas mãos ou prende com uma mão acima da cintura e o leva para o chão (lembra um Ippon). Deve se ter bastante atenção, pois o contrário também pode acontecer, onde o defensor puxa o bloqueador para si caindo para trás.

Holding: Take down

 

Holding: TAKE AND STEP AWAY

O jogador de defesa ultrapassa o bloqueador e é seguro por trás e solto. Ocorre com o intuito de atrasar a progressão do defensor.

Holding: Take and step away

Holding: GRAB AND TWIST

Isso ocorre normalmente em jogada de corrida quando um defensor bate o bloqueador e faz sua progressão passando por trás do bloqueador, então o bloqueador agarra o defensor pelo ombro torcendo-o, evitando a seu avanço.

Holding: Grab and twist

 

 

Agora que você conheceu as nuances desse tipo de penalidade, poderá identificar melhor quando, e qual o tipo de Holding acontece.

E pra você árbitro, que tal já na próxima partida colocar em prática essa nova forma de reportar ao jogador e ao Referee que tipo de segurada ele cometeu? Um jogador ou técnico irá respeitar muito mais um árbitro que diz a ele não apenas que ele cometeu um Holding, mas qual tipo de Holding.

Deixe um Comentário

Name *
Email *
Website
Comentarios *

Related Post

Sobre

O melhor conte√ļdo de futebol americano para amantes do esporte como n√≥s ;)
Fique por dentro do que rola no FA no Brasil e no mundo com o Portal do FA.

Contato

Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3847, Mossungue
Curitiba ‚Äď Paran√° - Brasil
UP